REDE ARACRUZ – Ataque a escolas completa um ano. É preciso lembrar para não se repetir.

23/11/2023

Pela memória das vítimas fatais, pela vida e por justiça!

O 25 de novembro ficará para sempre marcado na memória da comunidade escolar e de todos os capixabas pela dor, tristeza e saudades. Neste dia completa-se um ano do ataque a tiros contra a Escola Estadual Primo Bitti e o Centro Educacional Praia de Coqueiral, no município de Aracruz, que resultou na morte de três professoras, uma estudante e dezenas de feridos.

O ataque foi cometido por um ex-aluno da Escola Estadual em 25 de novembro de 2022 e aconteceu em um momento em que a Educação ainda tentava se recuperar das graves consequências geradas pela pandemia da Covid-19, uma tragédia que impactou fortemente a saúde emocional e psicológica de professores/as, estudantes e toda a comunidade escolar.

Luta por medidas efetivas

Desde o trágico episódio nas escolas de Aracruz, a Direção do SINDIUPES iniciou uma grande mobilização propondo medidas e cobrando do Poder Público respostas efetivas para garantir apoio às vítimas, familiares e comunidade escolar, desde o apoio psicológico e suporte financeiro até o desenvolvimento de um projeto permanente nas escolas com uma Equipe Multidisciplinar para prevenção e combate à violência com foco na Promoção da Paz em todas as redes de ensino.

Foram várias audiências e ofícios encaminhados ao governo do Estado, SEDU-Secretaria Estadual de Educação, Prefeitura de Aracruz, Ministério Público e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo-ALES com o objetivo de dialogar e criar medidas eficazes de apoio e assistência à comunidade escolar, às vítimas e aos seus familiares, bem como políticas públicas capazes de conter a escalada de violência.

Cultura de Paz

Como resultado da mobilização, o SINDIUPES apresentou à SEDU o Plano Estadual pela Paz nas Escolas visando à implantação de ações para a construção da cultura de paz e um ambiente escolar dotado de segurança para a comunidade, tendo como base a Meta 7 do Plano Nacional de Educação-PNE, Estratégia 7.23, que visa garantir políticas de combate à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacitação de educadores para detecção dos sinais de suas causas.

Foram diversas ações ao longo deste último ano, porém a dor permanece e há muito ainda a ser feito.

Por isso, neste 25 de novembro, a Direção do SINDIUPES reafirma a sua consternação com esse grave episódio de violência contra as escolas em Aracruz e com todas as demais unidades de ensino que foram alvo de ataques, bem como reitera a urgência de ações permanentes, conjuntas e coordenadas entre os governos municipal, estadual e federal, priorizando o diálogo com a comunidade escolar, os/as trabalhadores/as em educação e suas entidades representativas.

Em memória das professoras Maria Penha Pereira de Melo Banhos, Cybelle Passos Bezerra e Flavia Amoss Merçon Leonardo e da estudante Selena Zagrillo e em solidariedade a todas as vítimas e a comunidade escolar, lutaremos, sempre, para transformar os espaços de ensino em lugares seguros com projetos reais capazes de construir uma cultura de paz dentro e fora das escolas.

Basta de ódio e violência contra as escolas!

Categoria(s): Geral