Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Pelo respeito à Liberdade de Cátedra. Contra a censura imposta pela SEDU a professor

Seta
20/07/2020
Por Comunicação

Na reunião do Fórum Estadual de Educação, ocorrida de modo virtual em 15/07/2020, o SINDIUPES registrou mais uma vez o seu protesto contra a postura da Secretaria Estadual de Educação-SEDU que mandou retirar do ar uma atividade de EAD de um professor de Artes da Rede Estadual na Serra/ES.

O fato ocorreu no mês de maio e a atividade se referia a uma charge de jornal. O caso teve grande repercussão na mídia e nas redes sociais, conforme link abaixo.

https://www.agazeta.com.br/es/politica/governo-do-es-vai-investigar-dever-de-casa-com-charge-contra-bolsonaro-0520

Durante a reunião o protesto foi registrado e a Diretoria do SINDIUPES, representada pelo diretor Gean Carlos Nunes, ressaltou que episódio como esse jamais foi visto na história recente da educação capixaba.

E cobrou que a SEDU reveja o seu posicionamento no sentido de respeitar a liberdade de cátedra dos/das profissionais da educação, bem como a autonomia das unidades de ensino.

Lei da Mordaça

O SINDIUPES, historicamente, tem se posicionado contra a Lei da Mordaça/Escola sem Partido, pois repudia medidas que pretendem impor a censura dentro de sala de aula, constituindo-se como instrumento de perseguição e punição dos/as trabalhadores/as, típico de regimes autoritários.

Defende ainda que a equipe escolar, integrada por coordenadores, pedagogas, diretores e até mesmo por membros do Conselho de Escola (pais, estudantes e demais funcionários), deve ter sua autonomia respeitada, estimulada e jamais ceifada.

Na reunião do FEE, além do diretor do SINDIUPES, estiveram presentes o secretário de Educação Vitor de Angelo, representantes de pais, estudantes, Ufes, CUT, Uncme, entre outras entidades e movimentos sociais ligados à educação.

Leia mais sobre algumas ações contra a Lei da Mordaça:

Vitória contra a Lei da Mordaça no Congresso Nacional

Mobilização contra Lei da Mordaça na Assembleia Legislativa

Nota de Repúdio à Lei da Mordaça

NÃO À LEI DA MORDAÇA!SINDIUPES REITERA SUA POSIÇÃO CONTRÁRIA AO "ESCOLA SEM PARTIDO" E MANIFESTA REPÚDIO A PROJETO DE LEI EM TRAMITAÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE VITÓRIA.

Posted by Sindiupes on Wednesday, May 30, 2018

Categoria(s): Rede Estadual, Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes