Outubro Rosa – SINDIUPES reforça importância da prevenção ao câncer de mama

10/10/2023
Outubro Rosa é o mês de conscientização mundial sobre o câncer de mama e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer, que afeta milhões de mulheres no mundo todo.
A Direção do SINDIUPES está comprometida com essa causa e se úne nesse grande movimento com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o autocuidado e as medidas preventivas contra o câncer de mama, como:

– Praticar atividade física regularmente;

– Manter o peso corporal adequado;

– Adotar uma alimentação mais saudável;

– Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas

Estudos indicam que o câncer de mama, quando identificado em estágios iniciais, apresenta prognóstico mais favorável no tipo de tratamento a ser adotado, o que possibilita 95% de cura, nas pacientes.

Segundo o Painel de Oncologia Brasil, no Espírito Santo foram registrados em 2022, 1.443 casos de mulheres com câncer.

Em 2023, de janeiro a 15 de setembro, foram 676 casos registrados.

Quanto aos óbitos por câncer de mama feminino, segundo o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), foram registrados no Estado em 2022, 369 mortes.

De janeiro a setembro deste ano, foram 244 óbitos em decorrência da doença.

Sinais e sintomas:

– Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos;

– Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual;

– Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade;

– Saída espontânea de secreção unilateral (um dos mamilos);

– Lesão de pele na mama que não responde aos tratamentos tópicos;

– Presença de linfadenopatia axilar;

– Aumento progressivo do tamanho da mama, com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja;

– Retração na pele da mama;

– Mudança no formato do mamilo.

Como e onde buscar tratamento:

Toda mulher, em qualquer faixa etária, deve conhecer seu corpo e estar atenta a qualquer alteração.

Caso detecte algo, deve buscar orientação e ajuda em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Uma das medidas instituídas dentro da política pública para a detecção precoce do câncer de mama está no rastreamento por mamografia.

O exame deve ser feito por mulheres, na faixa etária dos 50 aos 69 anos, a cada 2 anos, mesmo que não apresentem sinais ou sintomas da doença

A porta de entrada dessa paciente é a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o médico da família faz a solicitação do exame.

A partir do resultado, a paciente é encaminhada para uma unidade de referência para tratamento.

Os tratamentos podem ser alternativos entre a quimioterapia, radioterapia e a hormônio terapia, de acordo com o tratamento adotado pelo fármaco, da conduta terapêutica adotada pelo oncologista e da resposta do organismo da paciente.

O Espírito Santo tem hospitais qualificados para a realização do tratamento de câncer de mama.

Entre eles estão:

Hospital classificado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON)

– Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC) – instituição filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS);

Hospitais classificados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON)

– Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS;

– Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – instituição pública federal, vinculada à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);

– Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, vinculada à instituição de ensino Emescam;

– Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, vinculada à instituição de ensino Univix;

– Hospital Maternidade São José (HMSJ) – instituição filantrópica, vinculada ao SUS;

– Hospital Rio Doce – instituição filantrópica, vinculada ao SUS.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde/SESA