Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Outubro Rosa – Em favor da prevenção e políticas públicas para as mulheres

Seta
02/10/2020
Por Comunicação

O câncer de mama afeta cerca de 60 mil mulheres por ano no Brasil.

Diante de números alarmantes, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o mundo com o objetivo de ampliar cada vez mais as orientações de prevenção ao câncer de mama.

Neste mês de conscientização, é importante reforçar a importância do autoexame e da mamografia, que identificam a doença.

Os médicos recomendam que a idade para início da realização do exame é entre 40-45 anos.

Nas mulheres que têm casos de câncer de mama na família, este rastreamento pode começar antes.

Cabe ressaltar que o tumor é curável em até 98% dos casos se detectado na fase inicial e o diagnóstico precoce pode evitar a retirada do seio.

Educadoras

Considerando que 80% dos/as educadores/educadoras são mulheres, é necessário uma atenção especial da categoria e orientação sobre o combate ao câncer de mama.

A condição de estresse a qual professores/as e funcionários/as de escola são submetidos reflete diretamente na saúde e a categoria é propensa a desenvolver esse tipo de doença.

Além disso, o medo da Covid-19 não pode impedir a mulher de cuidar da sua saúde. Por isso, não deixe de fazer os exames de rotina e procurar orientação.

Políticas Públicas

O SINDIUPES apoia a campanha Outubro Rosa mas alerta que, apesar da gravidade da doença, faltam políticas mais consistentes de saúde para as mulheres, dificultando cada vez mais o acesso aos exame preventivo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse sentido, é preciso cobrar dos governantes e políticos que invistam recursos públicos suficientes para atender às mulheres e fazer a manutenção de equipamentos necessários para que o diagnóstico e tratamento sejam uma realidade.

No Espírito Santo, a campanha Outubro Rosa é coordenada Afecc-Hospital Santa Rita: www.afecc.org.br/noticia/outubro-rosa-2020

 

 

 

 

 

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes