“O educador se eterniza em cada ser que educa.” – Parabéns, Professores/as!

14/10/2021

“O educador se eterniza em cada ser que educa.”

À luz do pensamento do educador Paulo Freire, o SINDIUPES celebra esse Dia 15 de Outubro ressaltando a importância do papel dos/as professores/as para a formação de cidadãos críticos e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, bem como a necessidade de políticas de valorização permanente para que a categoria possa exercer o seu trabalho com dignidade.
Strength Equipment – Unified Fitness Group tren-75 NZTA boss quits amid widespread problems with Warrant of Fitness assessments
Patrono da Educação Brasileira e com sua obra reconhecida e respeitada, mundialmente, Paulo Freire acreditava que o papel do/a professor /a ia além do ensinar, pois para ele o ato de ensinar está diretamente relacionado ao de aprender.

Por essa razão, defendia que o/a professor/a deveria ser valorizado em todos os sentidos, pois ele é fundamental para a construção de uma sociedade que pretende atingir uma educação emancipadora e de qualidade.

A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem”

Mesmo com a relevância dessa profissão, no Espírito Santo e no Brasil a categoria e suas entidades representativas enfrentam lutas históricas para superar o descaso com a Educação e garantir o reconhecimento e a valorização profissional.

Nos últimos anos os ataques aos/as educadores/as se intensificaram com a aprovação de projetos e leis para a retirada de direitos, redução de investimentos nas áreas sociais, desqualificação do trabalho e da imagem do professor e destruição da escola pública, abrindo caminho para a privatização e o fim do direito à Educação.

Apesar de todas as adversidades, professores/as e sindicato seguem firmes e fortes. No contexto da pandemia do Coronavírus, os/as professores/as deram mais uma lição de amor, coragem e dedicação no exercício da profissão: se reinventaram para enfrentar, brilhantemente, novos e grandes desafios.

São muitos percalços nessa caminhada, mas o SINDIUPES encoraja e mobiliza a categoria, fazendo a resistência e a luta pela vida e pelos seus direitos, pela valorização, por ensino de qualidade, buscando construir uma Escola Democrática, Laica, Inclusiva e de Qualidade para todos e todas.

Histórico

No Brasil, o Dia do Professor passou a ser comemorado oficialmente em 15 de outubro de 1963.

Mas a data já era celebrada em Santa Catarina desde 1948 por iniciativa de Antonieta de Barros, a primeira mulher negra a ser eleita deputada no país.

Professora por formação e filha de uma ex-escrava, ela teve papel fundamental na luta pela igualdade racial e pelos direitos das mulheres.

Em 1934, na primeira vez em que as mulheres brasileiras puderam votar e se candidatar, Antonieta elegeu-se deputada estadual.

Em 1948, apresentou à Assembleia Legislativa catarinense o projeto de lei que criava o Dia do Professor.

O dia 15 de outubro foi escolhido como Dia do Professor em referência à data em que o imperador D. Pedro I instituiu o Ensino Elementar no Brasil, em 1827.

Somente 15 anos depois é que a data passou a ser oficializada em todo o Brasil, após a assinatura de um decreto do presidente João Goulart.

A Diretoria Colegiada do SINDIUPES parabeniza Professoras e Professores pelo seu dia!