NOVO PRAZO – Pesquisa do MEC sobre cursos do Profuncionário vai até 02 de fevereiro

16/01/2024

ATENÇÃO:  O prazo para responder ao formulário foi prorrogado para 02 de fevereiro.

O Ministério da Educação – MEC está realizando um levantamento de demanda de Cursos Técnicos de Nível Médio para promover a retomada do Profuncionário-Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público.

A pesquisa busca identificar os cursos técnicos que a categoria considera importantes para a sua formação, seja na área de alimentação, limpeza, vigilância, secretaria escolar, multimeios, entre outros.

A proposta do MEC é implementar os cursos na modalidade à distância a partir de 2024.

Inicialmente,  a pesquisa estaria disponível até o dia 11/01, porém o MEC estendeu o prazo até 02 de fevereiro

Para participar, basta responder ao formulário no seguinte link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=MlnCuHZeK0ucU9QXRenJLTly2hJPVK5PpkusqroDvB5URFgyWk1MTloyNDRSMVZMRVVOSldRREhaUy4u&origin=lprLink

Podem responder ao formulário auxiliares de creche, cuidadoras, secretários de escola, auxiliares de secretaria e de biblioteca, auxiliares administrativos, bibliotecários, auxiliares de serviços gerais, agentes de suporte educacional, entre outros profissionais que atuam como funcionário de escola da educação básica.

O diretor sindical Júlio César Nobre, titular da da Secretária de Funcionários/as de Escola do SINDIUPES destaca a importância da participação dos/as funcionários na pesquisa do MEC.

“É fundamental que o funcionário e a funcionária de escola responda ao formulário e aponte os cursos de interesse porque isso ajudará o MEC a implementar um programação formação com base nas demandas e na realidade da categoria.”

Programa

Criado em 2007, o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (ProFuncionário) foi, por muitos anos, um dos principais meios para a  formação em serviço de profissionais de escolas das redes públicas de ensino.

Ao longo do tempo de vigência, beneficiou milhares de profissionais que atuavam em áreas de gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura escolar, oferecendo cursos técnicos de capacitação em nível médio.

Em 2010, chegou a ser ampliado e passou a oferecer cursos de nível superior, priorizando a formação continuada dos/as profissionais.

Entretanto, a partir de 2016, sofreu uma desaceleração, sendo interrompido em quase todos os municípios brasileiros.

Somente neste ano de 2023, ocorreram ações para a retomada do Profuncionário como resultado das mobilizações nacionais em defesa da Educação Pública realizadas neste ano, em Brasília, pela CNTE com a participação do SINDIUPES e milhares de trabalhadores/as em educação de todo o país.

Na avaliação do diretor Lucas da Silva Melo, também titular da Secretaria de Funcionários/as de Escola do SINDIUPES, “a retomada do Profuncionário é uma medida fundamental para implementar a tão sonhada política de formação e valorização desses profissionais que são essenciais na construção de uma Educação Pública de Qualidade”.

Categoria(s): Geral