Nota pelo retorno do ensino híbrido para preservar vidas!

08/10/2021

O SINDIUPES manifesta total contrariedade com a decisão do governo do Estado que determinou a retomada das aulas presenciais obrigatórias e sem rodízio nas escolas estaduais a partir de 11 de outubro.

É uma medida tomada de forma arbitrária e sem qualquer diálogo com os representantes dos/as trabalhadores/as em educação e a comunidade escolar que têm sofrido fortemente os impactos da pandemia do Coronavírus.

Ressalta-se que, apesar do avanço da imunização e do início da vacinação dos jovens, o Espírito Santo ainda registra números altos em relação à contaminação, óbitos, internações e casos da variante Delta, chegando a quase 600 mil casos e mais de 12 mil óbitos.

Consequentemente, tal determinação deverá ser seguida pelas redes municipais e colocará milhões de pessoas em circulação nas cidades, o que poderá aumentar a disseminação do vírus, uma vez que em relação à imunização há uma parcela significativa da população sem completar o esquema vacinal com, no mínimo, duas doses do imunizante.

Esse quadro demonstra total gravidade e a necessidade de cautela no retorno total e obrigatório das atividades presenciais.

Nesse sentido, SINDIUPES defende a manutenção do ensino híbrido, com a realização de rodízios nas turmas, pois entende que esse é o melhor meio para impedir novas ondas da pandemia do Coronavírus e garantir a saúde e a segurança sanitária para profissionais e toda a comunidade escolar.

A nossa prioridade é a vida!