Nota de Pesar e Solidariedade à comunidade escolar vítima de ataque em São Paulo

23/10/2023

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DE ATAQUE CONTRA ESCOLA EM SÃO PAULO

O SINDIUPES – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Espírito Santo expressa profundo pesar e seu luto diante de mais um ataque de violência contra escolas em nosso país, ocorrido na manhã desta segunda-feira (23) no estado de São Paulo.

O ataque aconteceu dentro da Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, onde um adolescente de 15 anos disparou uma arma de fogo, deixando uma estudante morta e outros dois feridos.

Esse é o segundo atentado contra uma escola pública no estado de São Paulo somente neste ano. De acordo com estudo do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, ao menos 23 escolas do Brasil foram vítimas de ataques desde 2002, com 36 mortes e a perda de 24 estudantes, cinco professores, outros dois profissionais de educação e cinco alunos e ex-alunos, responsáveis pelos ataques.

O SINDIUPES repudia todo e qualquer tipo de violência, bem como essa escalada de crimes brutais contra trabalhadores/as e estudantes que toma proporções cada vez maiores em nosso país, e reitera a urgência de políticas públicas capazes de prevenir e combater a violência, além de garantir suporte psicológico aos/às profissionais e a toda comunidade escolar, buscando caminhos para construir uma cultura de paz dentro e fora do ambiente escolar.

Nossa inteira solidariedade às vítimas, às famílias e à comunidade escolar, bem como a todos/todas/todes profissionais de educação enlutados por mais um trágico episódio.

Basta de violência contra as escolas!

Diretoria Colegiada SINDIUPES