Nota de Pesar – Dom Cláudio Hummes

05/07/2022

Nota de Pesar

O SINDIUPES-Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Espírito Santo manifesta profundo pesar pelo falecimento do Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, ocorrido nessa segunda-feira (04), aos 87 anos, em razão de enfermidades prolongadas.

Com uma longa trajetória marcada pelo engajamento na defesa das causas sociais, dos mais pobres e dos indígenas, Dom Cláudio teve uma atuação expressiva em apoio aos movimentos populares e sindical na luta contra a ditadura militar.

Nascido no Rio Grande do Sul, em 08 de agosto de 1934, entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores, recebendo a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958.

Nomeado bispo em 1975, Dom Cláudio Hummes assumiu a Diocese de Santo André/SP, na região do ABC paulista, em dezembro do mesmo ano, e, durante as greves organizadas pelo movimento operário, destacou-se  por acolher trabalhadores e lideranças sindicais perseguidos pelas forças de repressão da ditadura militar.

Foi Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero.

De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), sendo uma grande voz em defesa da demarcação das terras indígenas.

Nesse momento de dor e tristeza, o SINDIUPES manifesta suas condolências aos familiares e amigos de Dom Cláudio Hummes, na esperança que o seu legado inestimável seja exemplo e inspiração para as nossas vidas e lutas diárias.

Diretoria Colegiada – Julho/2022