Nota de Esclarecimento – Em defesa do princípio da Gestão Democrática

22/08/2022

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SINDIUPES defende a Gestão Democrática como instrumento fundamental na construção de uma Educação Pública, Inclusiva e de Qualidade Social.

Historicamente, a entidade sempre apoiou essa prática que está em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e integra uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), garantindo às comunidades escolares o direito de participar ativamente do processo decisório na gestão escolar.

Muito embora, o SINDIUPES, assim como a CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, respeite a autonomia das Administrações Municipais e Estadual, entendemos que as nomeações dos gestores escolares devem ser orientadas com base na escolha realizada pelos segmentos de pais, alunos, professores e demais funcionários de escola, que compõem a Comunidade Escolar.

Os critérios aos quais nos referimos nas nomeações convergem com a necessidade de uma Educação Pública em sintonia com os anseios dessa mesma comunidade escolar, criando um ambiente favorável de transparência e co-participação, que colabore de fato para uma gestão participativa.

O SINDIUPES, junto aos/as trabalhadores/as em educação, permanecerá vigilante e na luta pela consolidação do princípio da Gestão Democrática, o que confirmará de fato a importância do exercício da cidadania e a plenitude da nossa democracia.

Diretoria Colegiada SINDIUPES
Agosto/2022