Nota de Apoio à professora Rafaela Machado e contra a LGBTFOBIA

21/06/2021

NOTA DE APOIO

O SINDIUPES – Sindicato dos/das Trabalhadores/as em Educação Pública do Estado do Espírito Santo, por meio do Coletivo Estadual de Diversidade Sexual LGBTI+, manifesta seu integral apoio à Prof.ª Rafaela Machado, de Língua Inglesa, bem como à EEEM “Prof. Renato José da Costa Pacheco”, em Vitória/ES, pela atividade pedagógica sobre o Mês do Orgulho Internacional LGBTQIA+, desenvolvida para os/as alunos/as das turmas do 1º ano do Ensino Médio da referida escola.

A Diversidade Sexual e de Gênero é um tema que necessita ser abordado nas unidades de ensino do estado, pois muitos são os casos de LGBTFOBIA nas escolas capixabas. Diversos trabalhadores/as da educação são impedidos/as de trabalhar o referido tema transversal em sala de aula e pessoas LGBTQIA+ são alvo de preconceito e discriminação no espaço escolar.

Entendemos que o Poder Público deve assegurar que a comunidade escolar inclua no currículo e nos projetos pedagógicos temas relacionados à Educação em Direitos Humanos, principalmente assuntos que desenvolvam o combate a todos os tipos de discriminação na sociedade.

Também é dever do Poder Público e dos Sistemas Públicos de Ensino garantir que os/as professores/as tenham sua liberdade de cátedra protegida, com o intuito de que estes/as profissionais não sofram quaisquer tipos de represálias por parte de forças reacionárias que nada contribuem para a construção de uma educação libertadora.

Portanto, parabenizamos mais uma vez a Professora Rafaela Machado e a equipe pedagógica da Escola “Prof. Renato José da Costa Pacheco” e a todos/as trabalhadores/as da educação da Rede Pública Estadual de Ensino que, em seus trabalhos pedagógicos, desenvolvem com seus alunos uma cultura de respeito à Diversidade e constroem todos os dias os alicerces para uma Educação mais inclusiva, plural e sem LGBTFOBIA.

Vitória/ES, 21 de junho de 2021.

Tiago Mello
SINDIUPES– Direção Colegiada