NOTA DE AGRADECIMENTO E MOBILIZAÇÃO PARA GREVE GERAL

18/05/2019

NOTA DE AGRADECIMENTO E MOBILIZAÇÃO PARA GREVE GERAL

No dia 15 de maio – Greve Nacional da Educação, um milhão de pessoas, entre trabalhadores/as da educação – professores/as e funcionários/as de escolas públicas -, estudantes, pais e mães de alunos, lideranças sociais e sindicais, além de outras categorias, foram às ruas do País protestar contra o fim da aposentadoria proposta pela reforma da Previdência e o corte de 30% na Educação das universidades e Institutos Federais e, também, no Fundeb – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica.

Essa mobilização nacional convocada pela CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação teve no Espírito Santo o protagonismo do SINDIUPES-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Espírito Santo, entidade com maior representatividade de profissionais da Educação no Estado.

Na capital, Vitória, uma grande passeata, seguida de um Ato Público em frente à Assembleia Legislativa Estadual, na Enseada do Suá, reuniu cerca de sete mil manifestantes, a maioria absoluta de trabalhadores na educação, da ativa e aposentados/as, funcionários/as e professores/as de escolas públicas das Redes Estadual e Municipais da Grande Vitória e do interior do Estado, convocados pelo Sindicato.

O engajamento e a participação dos educadores capixabas foram fundamentais para o fortalecimento da Greve Nacional da Educação. Nesse sentido, a Diretoria Colegiada do SINDIUPES agradece aos/às trabalhadores/as da educação básica e a todos participantes do protesto, que enfrentaram um sol escaldante no dia 15 de maio para denunciar os retrocessos e a perda de direitos patrocinados pelo governo Bolsonaro e seus aliados.

A partir de agora, é preciso que nós, SINDIUPES e trabalhadores/as em educação, mantenhamos uma mobilização permanente, juntamente, com as mais diversas categorias e toda a sociedade civil organizada para garantir participação na Greve Geral em 14 de junho, convocada pelas centrais sindicais, nesse grande movimento de luta e resistência contra os ataques à classe trabalhadora, pelo direito à aposentadoria e em defesa da democracia.

Vitória/ES, 18 de maio de 2019
Diretoria Colegiada SINDIUPES