Nosso reconhecimento e homenagem ao/à Professor/a

15/10/2022

Neste 15 de Outubro – Dia do/a Professor/a, o SINDIUPES reafirma o importante papel do/a educador/a para a formação de cidadãos críticos e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

É um dia para merecidas homenagens, e também para reflexões sobre as lutas desse profissional que forma todas as demais profissões, que se dedica com amor e coragem ao trabalho, mesmo em meio a tantas adversidades.

Ressalta-se que, apesar da sua relevância para a sociedade, a categoria e suas entidades representativas enfrentam, no Espírito Santo e no Brasil, lutas históricas para combater o descaso com a Educação e garantir o reconhecimento e a valorização profissional, tão desejados.

Nos últimos anos, a Democracia no Brasil tem sofrido sérias ameaças. Em tempos de discurso de ódio e negacionismo, os ataques aos/as educadores/as se intensificaram com a aprovação de projetos e leis que impõem retirada de direitos, redução de investimentos, perseguições, desqualificação do trabalho e da imagem do/a professor/a, além da destruição da escola pública.

Nesse momento em especial, cabe uma alerta sobre a responsabilidade de nossas escolhas e o compromisso com a defesa da Democracia, pois entendemos que a Educação representa um dos pilares do desenvolvimento econômico, social e cultural do país.

Mesmo com todas os desafios, os/as Professores/as e SINDIUPES não fogem à luta, seguem firmes fazendo a resistência e mobilizados para ampliar direitos e na defesa de uma educação de qualidade, buscando transformar esse grande país por meio da Educação.

Neste 15 de Outubro, o SINDIUPES parabeniza os/as Professores/as por serem verdadeiros agentes de mudança e por exercerem de forma tão brilhante o papel de educar!

A todos/todas, vocês, nosso imenso respeito e grande reconhecimento!