Na Serra, SINDIUPES cobra reajuste e retirada da Reforma da Previdência

08/05/2020

Mesmo com todas as restrições e riscos impostos pela pandemia do Coronavírus, a Direção Colegiada do SINDIUPES tem atuado de forma intensa para defender os direitos dos/as trabalhadores/as em educação.

No município da Serra, os/as diretores/as sindicais participaram de várias reuniões com representantes da Administração Municipal e com vereadores para discutir o Projeto de Lei 31/2020 que trata da Reforma da Previdência dos/das Servidores/as da Serra.

A Direção Colegiada do SINDIUPES entende que na atual pandemia do Coronavírus, com graves consequências sociais e econômicas, os/as trabalhadores/as não podem ser ainda mais penalizados por medidas de ajuste finaceiro.

No dia 07/05, em reunião com o Secretário de Administração, Procuradores do Município e do IPS-Instituto de Previdência da Serra e Coordenador de Governo, além de expor os prejuízos da Reforma da Previdência, o Sindicato também reivindicou uma recomposição inflacionária de 5% e o aumento do tíquete alimentação.

Porém, mostrando total insensibilidade, a Administração Municipal adiantou, através dos seus representantes, que não concederá a recomposição inflacionária nem o reajuste do tíquete alimentação.

É importante destacar que as perdas inflacionárias da categoria, somente na gestão do prefeito Audifax, ultrapassam 20%.

Por isso, o SINDIUPES continuará se mobilizando para cobrar as reivindicações e impefir que os/as trabalhadores/as paguem a conta dessa crise.

Vereadores

Um dia antes, em 06/05, o Coletivo da Serra do SINDIUPES esteve presente em reunião com cerca de 10 vereadores da Serra para cobrar a retirada do PL da Reforma da Previdência.

Inicialmente, haveria uma reunião com o presidente do IPS-Instituto de Previdência da Serra, Sr. Evilásio, porém o mesmo não compareceu.

Na oportunidade, o SINDIUPES, juntamente com o Sermus- Sindicato dos Servidores/as Municipais, reforçaram a reivindicação da categoria para que os parlamentares retirem da pauta de votação da Câmara o PL da Reforma.

Os vereadores, por sua vez, afirmaram que o PL não foi bem esclarecido pelo Executivo, e concordam que é um ato de covardia fazer essa discussão em plena pandemia do Coronavírus.

O SINDIUPES saiu da reunião com boas expectativas porque vários vereadores manifestaram apoio à essa reivindicação, inclusive, o presidente da casa, vereador Rodrigo Caldeira.

Nesse mesmo dia, os/as diretores/as do SINDIUPES protocolaram um ofício solicitando a retirada do PL (ver imagem abaixo).

Outro importante encaminhamento será a realização de uma Audiência Pública Virtual, em breve, para discutir o projeto com a participação de todos/todas os/as servidores/as municipais.

Ofício protocolado na reunião com vereadores

Categoria(s): Serra