Na Grande Vitória e interior profissionais da Educação recebem vacina contra a Covid-19

26/04/2021

Pedagoga Zilda Telles, Rede Estadual Serra

Esperança de dias melhores!

Os/as trabalhadores/as em educação no Espírito Santo começaram a receber nesta segunda-feira (26) a vacina contra a Covid-19, o que representa um grande avanço na luta em defesa da vida conduzida pelo SINDIUPES desde o início da pandemia do Coronavírus em 2020.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória e no interior do estado, estão sendo vacinados profissionais que atuam em sala de aula na Educação Básica, desde a creche até o Ensino Médio.

A vacinação obedecerá à faixa etária decrescente, iniciando pelos profissionais de 50 a 59 anos, e, posteriormente, 40 a 49 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

Após uma intensa mobilização do SINDIUPES, a imunização da categoria foi confirmada no dia 15 de abril em ato simbólico no Palácio Anchieta com a presença do governador Renato Casagrande e com a perspectiva de vacinação na semana seguinte.

Porém, houve atraso no envio dos imunizantes pelo Ministério da Saúde e, somente no final da semana passada, o Estado conseguiu receber o primeiro e o segundo lote com as vacinas, totalizando 4,8 mil unidades.

Não será necessário agendamento. A SEDU-Secretaria Estadual de Educação divulgou a lista com o nome dos profissionais, horário e local da vacinação.

A lista pode ser acessada no link: https://sedu.es.gov.br/vacinacao-profissionais-da-educacao

Grande conquista!

No Brasil, além do Espírito Santo, somente três estados – Bahia, Maranhão e São Paulo -, e a cidade do Rio de Janeiro iniciaram a vacinação para os/as profissionais da Educação.

A inclusão dos trabalhadores em educação nos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19 é resultado das intensas mobilizações coordenadas pelo SINDIUPES, em conjunto com  a CNTE, a CUT e demais entidades nacionais,  com várias ações na Jornada de Luta pela Vida.

Diretor Gean Carlos Nunes acompanhando a vacinação com a pedagoga Zilma, da Rede Estadual Cariacica

Na avaliação do diretor Gean Carlos Nunes, que faz parte da Diretoria Colegiada do SINDIUPES, esse é um momento significativo para os educadores e educadoras capixabas, bem como para toda a população em geral, pois se está ampliando o público da vacinação em nosso Estado.

“A vacinação dos profissionais da educação tem uma simbologia muito grande em relação à defesa da vida diante desse grave quadro da pandemia com mais de 9 mil mortes em nosso Estado e quase 400 mil mortes no país. Vamos continuar cobrando esforços dos governos federal, estadual e municipal para acelerar a comprar de vacinas para toda a população, pois entendemos que esse é um dos  principais instrumentos para combater a doença e preservar vidas.”

# VacinaParaaEducacao
#VacinaParaTodosJá