Mais de 250 participantes presentes na segunda aula do 5º Webinário – Meio Ambiente e Educação do Campo

03/08/2023

Com a presença de mais de 250 participantes, o SINDIUPES realizou nessa quarta-feira (02) a segunda aula do 5⁰ Webinário – Meio Ambiente e Educação do Campo: Mudanças Climáticas, Agroecologia e Recursos Hídricos.

Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Educação no Campo do SINDIUPES, a atividade aconteceu das 19h às 21h, por meio da Plataforma Digital do Sindicato.

Participaram profissionais em Educação filiados/as, que foram cadastrados/as previamente na Plataforma Digital, obedecendo o prazo mínimo de 7 dias de antecedência ao evento.

Essa segunda aula teve como tema Educação do Campo, agroecologia e os impactos do Termo de Ajuste de Gestão na educação capixaba, tendo como mediadores do debate os/as titulares da Secretaria de Meio Ambiente e Educação no Campo, Rute Costa e Rogério Cipriano.

Exposições

Educação do campo na perspectiva dos movimentos sociais foi a temática da primeira exposição, sendo apresentada por Júlio Cezar Mendel, presidente da FETAES-Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo.

De acordo com Júlio Mendel, a população que vive no campo – agricultores familiares, extrativistas, ribeirinhos, assentados, entre outros – reivindica um modelo educacional que retrate a sua realidade, garantindo, assim, a sua permanência e o seu desenvolvimento, tanto local quanto regional.

“Defendemos uma Educação do e no campo que dialogue com o meio rural para garantir permanência, renda, gestão e qualidade de vida. Nos últimos 20 anos, ocorreu o fechamento de 80 mil escolas na área rural no Brasil, e isso, além de impactar a educação no campo, causando a a evasão escolar, acarreta a escassez de alimentos, a redução das comunidades tradicionais e a sucessão rural, o que pode inviabilizar o abastecimento de alimentos nas próximas décadas. Por isso, reivindicamos a manutenção e a expansão das escolas do campo, com currículo voltado para essa realidade, assim como políticas públicas que garantam crédito e propriedade para que o jovem retorne e permaneça no campo”.

Na segunda exposição temática, Júlio César Alves dos Santos, presidente da UNCME/ES-União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação, abordou os Impactos do Termo de Ajuste de Gestão na Educação do Campo.

Em linhas gerais, Júlio Alves destacou informações produzidas a partir do DOCTAG-Documento de Análise Crítica do TAG e seus impactos sociais, demográficos e educacionais.

“O Termo de Ajuste de Gestão representa uma ruptura com os princípios de aprendizagem com interação, evidenciando o desprezo pelo processo educativo das populações do campo e rural, como assentados, quilombolas, indígenas, agropecuários, agricultores, ribeirinhos, pesqueiros, caiçaras, extrativistas, alemães, italianos e pomeranos. Como ações para reverter essa situação, a Uncme solicitou ao Senado Federal a nulidade dessa lei, bem como uma audiência com o presidente da Comissão de Educação, senador Fábio Arns, para reafirmar a nossa posição contrária ao TAG.”

Certificado

Nessa primeira etapa, o 5⁰ Webinário reuniu mais de 500 profissionais em duas aulas online, destacando-se como mais uma importante atividade de formação continuada viabilizada por meio da nossa Plataforma Digital.

A partir de agora, o/a participante terá tarefas complementares e deverá responder a um questionário que foi encaminhado ao seu e-mail.

Todos/todas que concluírem essa segunda etapa terá direito ao certificado de 60 horas.

Categoria(s): Geral