Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Mais de 1.400 aposentadas/os presentes na abertura do 5º Encontro Estadual

Seta
31/08/2022
Por Comunicação

Com recorde de público e presenças ilustres, o 5º Encontro Estadual de Aposentadas do SINDIUPES foi aberto na tarde desta terça-feira (30), no auditório do SESC, em Guarapari, confirmando a sua trajetória de sucesso.

Em auditório lotado – cerca de 1.400 participantes -, o secretário de Organização do SINDIUPES, Christovam Mendonça, deu as boas vindas ao público do evento, que contou com uma apresentação contagiante do Grupo Brasil Tambores.

As saudações iniciais foram feitas pelos componentes da mesa de abertura, integrada pela presidente da Central Única dos Trabalhadores/CUT-ES, Clemildes Cortes, e o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/CTB-ES Jonas de Paula.

Representaram o SINDIUPES as diretoras na Secretaria de Aposentadas/os Heloisa Vaillant e Luzimari Bitencourt, a coordenadora da Região Norte e Secretária Administrativo-Financeira Noêmia Simonassi, a coordenadora Região Serrana Lorraine Rangel e a Secretária de Organização Dorzília Vaz.

Envelhecimento Saudável 

“Temos que viver com sabedoria para aproveitar bem todas as faixas etárias”.

Essa foi uma das principais mensagens deixadas pelo renomado médico Drauzio Varella em sua palestra sobre Saúde e Qualidade de Vida com um Envelhecimento Saudável.

Drauzio fez questão de destacar que envelhecer não significa adoecer.

“A maioria das pessoas associa envelhecimento a doença. Esse é um conceito ultrapassado. Podemos envelhecer com saúde, sim. Com boa alimentação, exercícios físicos, mudanças de hábitos, mas não adianta ficar esperando a disposição aparecer. Desistam, isso  não vai acontecer. É preciso ter disciplina”.

Apesar de ser um tema delicado, o especialista abordou o tema do envelhecimento com pitadas de bom humor e arrancou boas risadas do público.

A partir de relatos de sua vida pessoal, Drauzio demonstrou que são muitas as dificuldades para manter uma vida saudável, mas todas essas experiências se destacam como motivação e inspiração para seguir em frente.

“Aos 50 anos assumi o desafio de correr a Maratona de Nova York e, desde então, mantenho esse hábito de corridas de rua. Mas, tenho um trato comigo mesmo. Ao acordar, não posso desistir de fazer o treino, deitado, na cama porque se ficarmos na cama teremos sempre uma  desculpa para não fazê-lo”.

E, qual o caminho para a longevidade?

Drauzio fez questão de chamar a atenção para a necessidade de um controle maior das doenças que acometem a população brasileira a partir dos 60 anos, em especial as mulheres.

“No país, 50% das pessoas com mais de 60 anos sofrem de hipertensão e cerca de 20 milhões têm diabetes. Na sociedade moderna, a mulher é ainda mais prejudicada em razão da sobrecarga de trabalho, da pressão do mundo tecnológico, e apresentam com mais incidência doenças como transtornos mentais, depressão e síndrome do pânico”.

Para mudar essa situação, na visão de Drauzio, é preciso ser realista. “O mais importante é o cuidado com o corpo, que deve estar em primeiro lugar. Não falo do cuidado estético, mas do bem estar, da saúde”, reafirma Drauzio e, complementa: “além disso, quem tem amigos vive por mais tempo e sabe que a decadência não chega aos 50 nem aos 80 anos”.

Jurídico

A programação do primeiro dia do Encontro contou ainda com  orientações e informações do Departamento Jurídico do Sindicato acerca dos processos do IPAJM, Celetista, FGTS, PASEP, Trimestralidade, 1/3 de férias, Piso Nacional e ações na área criminal.

Participaram das explanações os advogados Pedro Augusto Azeredo Carvalho (coordenador do Departamento Jurídico), Roni Furtado Borgo, Cássio Rebouças de Moraes e Gerlis Prata Surlo.

O 5º Encontro Estadual segue até quinta-feira (01/09) com diversas atividades, palestras, debates, música e serviços exclusivos para garantir integração e boas vivências às nossas/nossas aposentadas/os.

Clique aqui e veja mais fotos do evento 
Categoria(s): Aposentados

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes