LUTO – SINDIUPES FAZ ALERTA, CONVOCAÇÃO E EXIGE MEDIDAS

27/11/2022
Imagem simboliza campanha mundial contra discurso de ódio e extremismo

SINDIUPES ALERTA

O SINDIUPES  alerta que o trágico episódio ocorrido em escolas da cidade de Aracruz, norte do Espírito Santo, revela um quadro de violência que vem se agravando nos últimos anos no país, vinculado ao discurso de ódio e à banalização das armas.

Neste ano de 2022, somente nos últimos três meses, foram registrados 4 ataques em escolas do Brasil:

26/09 – Barreiras/BA;
27/09 – Chapada Diamantina/BA;
05/10 – Sobral/CE;
25/11 – Aracruz/ES

O agressor são crianças e adolescentes entre 13 a 16 anos.

SINDIUPES CONVOCA

Para chamar a atenção da sociedade e em sinal de protesto aos ataques ocorridos nas escolas de Aracruz/ES, o SINDIUPES convoca professores/as e demais trabalhadores/as em educação para que se vistam de luto em seu local de trabalho durante esta próxima semana, de 28/11 a 02/12.

Nesse momento de grandes perdas, o Sindicato entende que precisamos nos unir nessa rede de solidariedade à comunidade escolar da Escola Estadual Primo Bitti e do Centro Educacional Praia de Coqueiral, alvos dessa enorme tragédia que tirou a vida de três professoras e uma estudante, além de deixar dezenas de feridos.

O ataque a tiros cometido por um ex-aluno da Escola Estadual, na sexta-feira (25), ocorre no momento em que a Educação ainda se recupera das graves consequências geradas pela pandemia da Covid-19, o que impactará fortemente a saúde emocional e psicológica de professores/as, estudantes e toda a comunidade escolar.

O SINDIUPES concentrará todos os esforços para manter o debate e buscar caminhos possíveis, e chama a todos/todas para que integrem essa rede de apoio com o objetivo de ajudar familiares das vítimas e  comunidade escolar a superarem as marcas desse trágico episódio.

SINDIUPES EXIGE

O ataque a tiros nas escolas de Aracruz não é um fato isolado nem está dissociado da violência que ocorre na sociedade atual.

Nesse sentido, para além de cobrar medidas urgentes para impedir a violência dentro e fora da escola, o SINDIUPES exige dos governos federal e estadual uma abordagem profissional, multissetorial e institucional para combater efetivamente as causas dessas ações violentas, como o extremismo e o radicalismo que avançam em nosso no país.