Juventude trabalhadora debate desafios e ações para 2020

12/02/2020

Os desafios, as lutas e as perspectivas para a juventude trabalhadora no Espírito Santo estão em debate permanente.

Nessa terça-feira (11) ocorreu na sede do SINDIUPES, em Vitória, a plenária da Juventude Trabalhadora da CUT-Central Única dos Trabalhadores/ES.

Os principais assuntos da pauta de discussão foram as ações do Cejuves-Conselho Estadual da Juventude e a organização da Conferência Nacional da Juventude que terá etapas municipais e estaduais.

Também discutiu-se o calendário de lutas de 2020 que incluem as atividades do 8 de Março-Dia Internacional da Mulher, a luta pelo Fundeb permanente e a defesa da Petrobrás, entre outros assuntos.

Além dos integrantes das Secretarias da Juventude do SINDIUPES e da CUT-ES, estiveram presentes a presidente da CUT-ES Clemildes Cortes e representantes da CONTAG-Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, sindicatos rurais, Sindicomerciários e Cejuves.

Secretaria

O SINDIUPES, após a reformulação do seu Estatuto, hoje conta com a Secretaria de Políticas para Juventude, sendo coordenada pelos professores e diretores sindicais João Paulo Cardozo e Dhiego Mattos (foto abaixo).

A Secretaria entende ser estratégico a organização dos/as jovens trabalhadores/as, do campo e da cidade, na perspectiva de assumir o protagonismo na luta de classes diante de um cenário político tão desfavorável como o atual.