Jornada em defesa da Previdência Social e da Educação Pública

02/08/2019

Nesta terça-feira (13) haverá Mobilização Nacional com manifestações, audiências, assembleias e paralisações em várias cidades brasileiras. Nas redes municipais e estadual, ocorrerão diversas atividades organizadas pelo Sindiupes. Em Vitória, está marcado Ato Público, às 16h, no Teatro Universitário da UFES-Universidade Federal do Espírito Santo.

jornada d educação

O SINDIUPES continua na mobilização contra a Reforma da Previdência e em defesa da educação pública, e chama a categoria para participar das atividades que estarão acontecendo em todo o Estado.

Em sintonia com o movimento coordenado pela CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, a Diretoria do Sindicato definiu um cronograma com diversas ações, envolvendo os/as profissionais que atuam nas redes estadual e municipais.

O objetivo dessa Jornada em Defesa da Previdência Social e da Educação Pública é mobilizar a categoria, alertar a sociedade sobre os prejuízos da Reforma da Previdência e sensibilizar os/as parlamentares, governador e prefeitos capixabas para que não apresentem propostas de reforma, nos âmbitos municipal e estadual.

Programação
Além dos seminários sobre a Reforma da Previdência que ocorreram no primeiro semestre deste ano, teve início no mês de julho um ciclo de reuniões municipais na rede estadual, que prossegue até o dia 13/08. Clique aqui para ver o roteiro.

No dia 08/08, o SINDIUPES orienta o/a trabalhador/a a telefonar, enviar emails ou mensagens no Whats App e redes sociais pedindo apoio aos parlamentares federais, deputados estaduais e vereadores na luta contra a Reforma da Previdência. Leia mais.

Também estão programados aulões nas unidades de ensino, debates, confecção de materiais para a Marcha das Margaridas, em Brasília, além da distribuição de panfletos em preparação à Mobilização Nacional nos Municípios marcada para o dia 13 de agosto.

As ações culminarão com a realização de uma Audiência Pública – de iniciativa da deputada estadual (PT) Iriny Lopes -, contra a Reforma da Previdência, marcada para o dia 14 de agosto, às 18h, no Plenário da Assembleia Legislativa Estadual, em Vitória.

Reforma
Nesse mês de agosto, após o recessos parlamentar, a Câmara dos Deputados votará em 2º turno a proposta de Reforma da Previdência.

No dia 10/07,  os deputados federais aprovaram em 1º turno o texto da Reforma que estabelece uma idade mínima para a aposentadoria: 65 anos para homens e 62 para mulheres.

Serão exigidos 40 anos de contribuição para um benefício igual a 100% da média das contribuições, enquanto o piso será de 60% da média. Há regras de transição para quem já está na ativa.

Magistério
Com a pressão dos sindicatos e dos/as trabalhadores/as, os parlamentares aprovaram, no dia 12/07, a redução da idade mínima para a aposentadoria dos/as educadores/as: serão 52 anos para as mulheres e 55 anos para os homens, com 30 anos de contribuição para ambos os sexos, com direito a 60% da média das contribuições..

A secretária de Aposentados e Assuntos Previdenciários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Selene Michielin, avalia que as mudanças foram importantes, mas a mobilização da categoria deve permanecer. “Tivemos apenas uma redução na idade para quem está na fase de transição. Ainda temos o pedágio 100%. A reforma não terminou e temos que resistir”.