Ideb – SINDIUPES repudia postura preconceituosa da SEDU/Serra e cobra valorização dos/as trabalhadores/as

24/09/2020

O SINDIUPES repudia, veementemente, a postura preconceituosa da Secretaria Municipal de Educação (SEDU/Serra) de vincular o baixo desempenho do município no Ideb-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica à presença de estudantes nordestinos na rede municipal de ensino, conforme reportagem veiculada no site Portal Tempo Novo (19/09/2020).Portal Tempo Novo (19/09/2020).

Lamentavelmente, a subsecretária de Gestão e Recursos Humanos da SEDU/Serra Simone Spada recorreu a essa absurda avaliação para justificar a queda de 10 posições no ranking estadual da qualidade de ensino nas séries iniciais.

Tal postura da SEDU/Serra fere os princípios que regem uma Educação Inclusiva, Democrática e com Respeito a todos/todas membros da comunidade escolar, independente da raça, gênero, cor e classe social.

Essas declarações buscam, na verdade, esconder os verdadeiros motivos para o baixo desempenho da Serra no Ideb que, no entendimento do SINDIUPES, tratam-se da falta de uma política pública de educação efetiva que contemple a valorização dos/das professores/as e demais trabalhadores/as, bem como a ausência de investimentos adequados em estrutura, material e equipamentos pedagógicos, além da prevenção à violência nas escolas.

Queda

De acordo com o Ideb, a Serra passou da 56ª posição para 66ª no ranking de qualidade de ensino das cidades capixabas nas séries de iniciais nem conseguiu atingir a meta definida pelo Ideb para 2019 – que era de 5,7.

É importante ressaltar que havia um acordo entre o SINDIUPES e a SEDU/Serra para a realização de um seminário com o objetivo de debater os resultados do Ideb, porém essa demanda não foi atendida, demonstrando mais uma vez a falta de prioridade com a Educação.

Embora a categoria e o SINDIUPES tenham cobrado da atual gestão, de forma permanente, medidas para garantir melhorias na qualidade no ensino, o que percebe-se por parte da Administração Municipal é a total falta de diálogo, perseguição e a intransigência com os/as profissionais da Educação por meio dos diversos “pacotes maldades” elaborados pelo Executivo para retirar direitos e desvalorizar os/as trabalhadores/as.

A despeito do descaso com a Educação por parte da Prefeitura da Serra, os/as profissionais seguem trabalhando com dedicação e responsabilidade, e principalmente com respeito a todos/todas estudantes e suas famílias, independentemente do seu estado de origem.

Sendo assim, esperamos que a SEDU/Serra faça uma retratação quanto às declarações ofensivas aos/às estudantes nordestinos e busque junto ao SINDIUPES e à categoria caminhos para garantir de forma plena uma Educação Pública, de Qualidade, Democrática e com Igualdade para todos/todas.

Clique aqui e saiba mais sobre o Ideb

Categoria(s): Serra