Homenagens e emoção marcam inauguração do auditório Paulo Freire e Conferência Livre da CONAPE

06/05/2022

Momentos de emoção, homenagens e reafirmação das lutas da categoria marcaram a inauguração do Auditório Paulo Freire e a realização da Conferência Livre da CONAPE/SINDIUPES, nessa quinta-feira (05), na sede do Sindicato, em Vitória.

Com o novo auditório lotado – situado no 5º andar – , mais de 140 pessoas, entre professores/as, funcionários/as de escola, aposentadas/os, além de representantes de entidades sindicais e movimentos sociais prestigiaram uma noite de grandes reflexões e celebração para os/as trabalhadores/as em educação no Espírito Santo.

O evento foi coordenado pelo diretor de Organização do SNDIUPES Christovam Mendonça, que enfatizou o cuidado e o carinho na criação desse novo espaço de acolhimento e formação para os os/as profissionais filiados/as.

A abertura contou com saudações iniciais da Secretária de Formação da CNTE Marta Vanelli, presidenta da CUT/ES Clemildes Cortes, professor e ex-reitor da UFES Reinaldo Centoducatte, Noêmia Simonassi e Dorzília Vaz, Secretária Administrativo-Financeira e Secretária de Organização do SINDIUPES, respectivamente.

Em suas falas, todos/todas que compuseram a mesa destacaram a inauguração do Auditório Paulo Freire como mais uma relevante conquista para os/as trabalhadores/as em educação no Espírito Santo, fruto de uma trajetória de grandes realizações da entidade sindical.

Também foram unânimes ao reiterar a força da categoria e a necessidade do compromisso dos/das educadores/as com um projeto político democrático nas eleições de 2022, no sentido de romper com os retrocessos atuais e avançar em direitos e dignidade.

Medalha Paulo Freire
A emoção e a alegria tomaram conta de todos os presentes durante a entrega da Medalha de Honra Paulo Freire, instituída pelo SINDIUPES e concedida a sete educadores/as pelos relevantes serviços prestados à educação capixaba e à classe trabalhadora nas escolas do Estado.

Receberam a Medalha e Placa de Agradecimento os/as educadores/as Mario Agapito de Paula, Alzerina Maria Leal, Aline Rodrigues Olavio, Elizabeth Rodrigues Justi, Maria Terezinha Pereira, Sirleny Dias do Rosário Moreira e Nelci Gonçalves Lemos.

Noêmia Simonassi ressaltou a homenagem do Sindicato ao legado de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira e educador reconhecido internacionalmente.

“Falar em Paulo Freire é necessário e emocionante nos dias atuais, tão duros contra os/as trabalhadores/as e a população brasileira. Não podemos deixar de esperançar, pois a Educação é o caminho para transformar o país nessa mesma linha de uma educação emancipadora, crítica, com amor e afeto. Nós, educadoras e educadores temos o dever de multiplicar os ensinamentos de Paulo Freire para retomar a democracia e construir um país melhor para todos e todas”.

Lançamento de Livro
Outro ponto alto da noite foi o lançamento do livro Estudos Pedagógicos: Possibilidades em Debate, organizado por Christovam Mendonça, doutorando em Educação, diretor do SINDIUPES e da CNTE, e pela doutora em Educação Joseli Ribeiro.

Com a participação de 17 coautores, o livro é resultado das apresentações acadêmicas feitas no 35⁰ Congresso Estadual do SINDIUPES, em 2019, e conta com apresentação do professor doutor da UFES, Hiran Pinel, e do diretor sindical e mestrando em Educação, Menderson Rezende. No evento, houve distribuição gratuita de exemplares do livro.

Conferência
A Conferência Livre da CONAPE teve transmissão simultânea pelo Facebook e Yotube do Sindicato, sendo conduzida por Gean Carlos Nunes de Jesus, diretor do SINDIUPES e coordenador do Fórum Estadual Popular de Educação.

Marta Vanelli, diretora de Formação da CNTE, abordou o eixo temático IV – Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

Inicialmente, Vanelli fez uma contextualização histórica da CONAPE e das ameaças contra a Educação e os/as trabalhadores/as diante dos retrocessos advindos do projeto político em vigor  no país desde 2016.

A diretora pontuou sobre a Reforma do Ensino Médio e os itinerários formativos que abrem espaço para a terceirização e a privatização do ensino público, além do achatamento das carreiras com baixas remunerações, ataques ao piso nacional e o adoecimento da categoria pós-pandemia da Covid-19.

Ao final do evento, foram aprovadas as propostas e contribuições ao documento base da CONAPE 2022, com referência às bandeiras de luta do SINDIUPES. Por unanimidade, decidiu-se pela indicação de todos inscritos para participação como delegados na etapa Estadual da CONAPE.

A etapa estadual acontecerá, em formato online, no dia 26 de maio, quando serão eleitos os delegados para a Etapa Nacional, marcada para os dias 15, 16 e 17 de julho, com atividades híbridas, em Natal, Rio Grande do Norte.

Musicalidade
Além dos debates e homenagens, a noite contou com uma apresentação cultural. Com melodias e letras inspiradoras, a dupla Suelen Almeida (voz) e Kelly Almeida (teclados) acompanhou a programação do início ao encerramento, e contagiou o público presente com um repertório diversificado da música popular brasileira.

Clique nas imagens da galeria, abaixo, e confira registros dos eventos: