Homenagem do SINDIUPES pelo Dia do Servidor Público

28/10/2020

Neste 28 de outubro, o SINDIUPES presta homenagem a todos/todas servidores/as públicos/as municipais, estaduais e federais, em especial aos/às professores/as e funcionários/as de escola.

É fundamental reiterar a importância do serviço prestado pelo/pela servidor/a público/a e o seu reconhecimento, principalmente no atual cenário de  redução de investimentos, precarização dos serviços públicos e perseguição à categoria por meio da Reforma Administrativa que vem sendo conduzida pelo governo federal.

Nosso agradecimento a você, servidor/a público/a, que, com dedicação e compromisso, atende diariamente à população com serviços essenciais, como saúde, educação, segurança, entre tantos outros.

Vamos celebrar essa importante data e manter a luta por direitos, por serviços públicos de  qualidade e pela valorização de todos/todas servidores/as públicos/as.

Histórico

A data surgiu pelo Conselho Federal do Serviço Público Civil, através do Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, e

Porém, foi em 11 de dezembro de 1990, no Artigo 236 da Lei nº 8.112, que foi determinado oficialmente o Dia do/a Servidor/a Público/a no Brasil.