Guarapari aprova adesão à Greve Nacional da Educação, dia 15/05

30/04/2019

Os/as trabalhadores/as em Educação da Rede Municipal de Guarapari aprovaram paralisação no dia 15 de Maio, data da Greve Nacional da Educação convocada pela CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação(CNTE).

A deliberação ocorreu na Assembleia Geral dos/as Trabalhadores/as em Educação da Rede Municipal da Guarapari, realizada pelo SINDIUPES, nessa terça-feira (25).

No 15 de maio, a Educação Pública irá paralisar suas atividades em todo o país para protestar contra a proposta do governo federal de Reforma da Previdência que, em vez de combater privilégios, propõe a retirada de direitos, redução dos valores dos benefícios e restrições para a aposentadoria.

Com a Reforma, os/as professores/as perderão o direito à aposentadoria especial, e como a categoria é formada, predominantemente, por mulheres, os prejuízos serão ainda maiores.

Pelo projeto do governo, não haverá mais diferenciação em relação à idade mínima como na regra atual – 50 anos/professora e 55 professor.

De acordo com a nova proposta a idade mínima para aposentadoria no magistério será de 60 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Para os/as funcionários/as de escola, a idade mínima para se aposentar passará para 62 anos. Além disso, para receber 100% da aposentadoria será preciso contribuir por 40 anos, ou seja, os/as trabalhadores/as irão morrer trabalhando.

A luta e a resistência dos/as trabalhadores/as são os caminhos para resistir à destruição da Previdência Social, através da PEC 06/2019, que tramita no Congresso Nacional.

ATENÇÃO: No dia 15/05, haverá um Ato Unificado na Praça do Papa, em Vitória, com a organização do SINDIUPES e o apoio de diversas entidades sindicais e sociais. Se mobilizem e participem!