Greve no Paraná- SINDIUPES manifesta apoio a trabalhadores em educação

04/06/2024

O Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação Pública no Espírito Santo-SINDIUPES, entidade representativa de mais de 100 mil profissionais em educação básica, manifesta seu irrestrito apoio à greve dos/as professores/as e funcionários/as da rede estadual do Paraná, deflagrada no dia 3 de junho, em uma ampla mobilização contra os ataques do governo Ratinho Jr. que, por meio de projetos escusos, busca promover a privatização das escolas públicas estaduais e a terceirização da gestão escolar.

Organizados por meio da APP-Sindicato, entidade sindical com uma trajetória de luta histórica em defesa da Educação Pública, e com o apoio de estudantes e de toda a comunidade escolar, os/as trabalhadores/as do Paraná recorreram à greve como último recurso para enfrentar as medidas de desmonte da educação e dos serviços públicos que, caso sejam implementadas pelo governo, representarão o fim da escola pública no estado.

Consideramos inadmissível compactuar com governos que tratam com descaso e autoritarismo os/as educadores/as do sistema público de educação, impondo à comunidade escolar propostas que acarretarão grandes mudanças no setor, mas sem promover qualquer diálogo e negociação com aqueles/aquelas que serão fortemente impactados por tais medidas.

Demonstramos nossa solidariedade a esses/essas profissionais em luta por uma educação pública de qualidade e pela dignidade dos/as trabalhadores/as e, da mesma forma, repudiamos a violência, o assédio e a postura intransigente por parte dos governantes em relação ao movimento grevista que tem sido alvo da violência policial, da repressão e da truculência, como foi registrado durante a votação do Projeto de Lei 345/2024 na Assembleia Legislativa.

O SINDIUPES entende que, somente com mobilização e organização, os/as trabalhadores/as poderão construir uma escola pública de qualidade, socialmente referenciada, para todos e todas. Assim, somamo-nos à luta dos/as educadores/as do Paraná para impedir a privatização das escolas e para que sejam negociadas imediatamente as legítimas reivindicações da categoria, e cessem todas as investidas e ataques contra os/as educadores/as e a Educação Pública.

Por diálogo, respeito, negociação e pelo fim dos projetos que visam à venda das escolas públicas no Paraná!

Diretoria Colegiada SINDIUPES
Junho/2024