GRANDE CONQUISTA – confirmada vacina para a Educação nesta quinta-feira (15)

14/04/2021

O Espírito Santo iniciará a vacinação contra a Covid-19 para os/as trabalhadores/as em Educação nesta quinta-feira (15), o que representa uma grande conquista das lutas do SINDIUPES em defesa da proteção à saúde e à vida dos/das educadores e de toda a comunidade escolar.

Um evento no Palácio Anchieta, às 8 horas, com representantes do governo, professores, pedagogos, coordenadores e secretários de escola marcará o início da vacinação, que abrangerá cerca de 100 mil profissionais de escolas públicas, municipais e estadual, e da rede privada.

Os critérios definidos pela SESA-Secretaria Estadual de Saúde e SEDU-Secretaria Estadual de Educação serão divulgados durante o evento, mas informações iniciais indicam que a vacinação obedecerá à faixa etária decrescente: primeiramente, de 50 a 59 anos, em seguida de 40 a 49 anos e assim por diante.

Mobilização ampla e permanente

A inclusão dos trabalhadores em educação nos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19 é resultado das intensas mobilizações coordenadas pelo SINDIUPES, em conjunto com ações nacionais junto à CNTE,  CUT e demais entidades, em uma grande jornada em defesa da vida.

A partir do Plano Nacional de Imunização lançado pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2021, o Sindicato iniciou uma ampla campanha para sensibilizar governo a incluir os/as educadores/as nos grupos prioritários, uma vez que a categoria constava na fase 4 do programa do governo federal, porém sem qualquer previsão de data.

Em diversas reuniões com a SEDU e Secretarias Municipais, o Sindicato cobrou prioridade da vacina para a categoria como condição para o retorno presencial , além de debater projetos no Legislativo Estadual e Municipal visando garantir a vacina para a Educação.

Foram várias outras ações, integrando a Jornada de Luta pela Vida, como audiências, carreatas, denúncias, intervenções urbanas e mobilizações virtuais, para pressionar o governo a antecipar a vacinação para os/as educadores/as.

Vacinação em massa

O Espírito Santo é o segundo estado brasileiro a antecipar a vacinação para a categoria – São Paulo foi o primeiro, iniciando a imunização dos profissionais no dia 12/04.

Para a diretora Noêmia Simonassi, que integra a Diretoria Colegiada do SINDIUPES, “a vacina é a única forma de conter a doença e proteger a vida da população, e entendemos que essa medida é um grande avanço diante desse grave momento da pandemia que já tirou a vida de mais de 8 mil capixabas, entre eles muitos profissionais da Educação”.

O Sindicato acompanhará de perto todo o processo de imunização da categoria e continuará lutando pela vacinação de toda a população, reiterando que as aulas presenciais somente sejam retomadas depois que todos/todas estiverem imunizados.

Vacina para a Educação. Disso não abrimos mão!

Escolas fechadas. Vidas preservadas.