Governador recebe SINDIUPES após Ato da Paralisação Nacional da Educação

26/04/2023

Mais de cinco mil trabalhadores/as em educação e apoiadores ocuparam as ruas de Vitória nesta quarta-feira (26) em adesão ao Dia Nacional de Paralisação da Educação para reivindicar a aplicação do Piso na Carreira com o reajuste de 14,95%, a revogação imediata do Novo Ensino Médio (NEM); valorização dos/as Funcionários/as da Educação; e, pelo enfrentamento à violência nas escolas e proteção à vida da comunidade escolar.

Com faixas, cartazes e bandeiras, uma multidão ocupou a Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (26) para acompanhar o Ato Público, organizado pelo SINDIUPES, que contou com atividades sociais e culturais, além de shows com Filipe Fantin e Luana Florentino.

Audiência com governador

Após o encerramento do Ato Público e como resultado dessa grande mobilização, o governador Renato Casagrande, junto ao deputado estadual João Coser (PT), recebeu a Diretoria do SINDIUPES para um diálogo sobre as reivindicações da categoria.

Além de protocolar novamente a pauta de reivindicações, contendo os quatros eixos que integram a mobilização nacional, os/as diretores/as do SINDIUPES entregaram ao governador uma proposta para a construção do Plano Estadual pela Paz nas Escolas, visando à implantação de ações capazes de garantir um ambiente escolar com paz e segurança para a comunidade.

O Plano, que já havia sido apresentado à SEDU-Secretaria Estadual de Educação, prevê a criação de uma Comissão Especial com representantes de diversos segmentos, tendo como objetivo  promover um amplo debate para definir medidas a médio e longo prazo, além atividades emergenciais.

De acordo com a Diretoria do SINDIUPES, o governador se comprometeu a incorporar pontos dessa proposta do sindicato no projeto de segurança nas escolas que será anunciado oficialmente nesta quinta-feira (27), e dará prosseguimento às negociações das demais reivindicações da categoria junto à SEDU.

Mobilização

As atividades do Dia de Paralisação Nacional da Educação, convocado pela CNTE, ocorreram em todas as capitais e em vários municípios brasileiros.

Em Vitória, o Ato recebeu inúmeras caravanas de professores/as e funcionários/as de escola de várias regiões do Estado, além do apoio de estudantes, indígenas, quilombolas e trabalhadores de outras categorias.

Lideranças políticas, sindicais, religiosas, indígenas e de vários movimentos sociais fizeram falas em apoio e reconhecimento à luta dos/as trabalhadores/as em educação, entre eles, representantes da CNTE, CUT-ES, CTB, UNCME, ASSOPAES, UJS, Juventude do PT, mandato da deputada federal Jaqueline Rocha, deputado estadual João Coser, vereadora Karla Coser, Sindilimpe, Sindifer, Sindicomerciários e Sinergia.

Como parte da programação, todos saíram em caminhada até a Assembleia Legislativa Estadual -ALES, onde diretores/as do SINDIUPES também foram recebidos pelo presidente da Comissão de Educação Dary Pagung e deputado João Coser para a entrega do Manifesto da Educação.

O Manifesto destaca, entre outros pontos, a importância do apoio e do envolvimento do Poder Legislativo no debate e encaminhamento de ações junto ao SINDIUPES – representante legítimo da categoria no Estado -, visando à implantação de projetos para garantir uma Educação Pública de Qualidade com Valorização Profissional, Inclusão e Paz nas Escolas.