Governador Casagrande se compromete a discutir Orçamento da Educação com SINDIUPES

30/09/2019

Como resposta à solicitação do SINDIUPES, o governador Renato Casagrande e sua equipe receberam a Diretoria Colegiada do SINDIUPES em audiência nesta segunda-feira, dia 30/09, às 17h30, para negociação dos pontos da Pauta de Reivindicações da categoria.

Um dos principais pontos da audiência girou em torno do Orçamento da Educação para o ano de 2020, enviado hoje à Assembleia Legislativa, uma vez que as principais demandas da Pauta estão relacionadas ao Orçamento.

O SINDIUPES já havia proposto, em reunião com o secretário de Educação Victor Amorim, a organização emergencial de um grupo de trabalho para discutir a destinação dos recursos para a Educação, orientado por três eixos prioritários: Piso e Carreira, Valorização Profissional(Meta 17-PNE) e Condições de Trabalho.

O governador, por sua vez, reconheceu a importância desse debate e assumiu o compromisso, através da SEDU, de agendar o mais breve possível essa reunião temática.

Participaram da audiência, além da Direção do SINDIUPES e o governador, a secretária de Gestão e Recursos Humanos-SEGER, Lenise Loureiro, o subsecretário da SEGER, Fernando Rocha e  o subsecretário da SEDU Josivaldo Barreto e assessores do secretário de Educação, haja vista que o mesmo encontrava-se em um compromisso fora do estado, agendado anteriormente.,

Confira outros pontos discutidos na audiência:

• Reajuste Salarial – O governador afirmou que essa possibilidade de reajuste ainda está sob análise, tendo em vista que o ano ainda não acabou, mas isso dependerá da movimentação da economia nacional. Porém, garantiu que em 2020 haverá reajuste.
  • Piso na Carreira – O SINDIUPES apresentou a tabela salarial do magistério, demostrando o achatamento dos salários entre os níveis e as referências. O governador mostrou-se sensível a essa causa e afirmou que analisará o assunto com sua equipe junto à SEDU, buscando atenuar essas diferenças.
  • Reenquadramento – O representante da SEGER, Fernando Rocha, informou que há cerca de 1.300 processos analisados e o governador solicitou um levantamento dos custos para que haja a possibilidade da publicação de uma lista ainda neste ano.
  • Bônus Desempenho – O governador solicitou à equipe da SEDU uma revisão da legislação e que o SINDIUPES seja ouvido e apresente sugestões para aprimoramento dos critérios. Os diretores sindicais solicitaram também a informação sobre os valores orçados para o bônus em 2019 e quanto foi realmente gasto.
  • Também foram discutidos com o governador férias-prêmio, CAE-Conselho de Alimentação Escolar, férias dos diretores escolares e liberação para o congresso do SINDIUPES, pontos que serão analisados junto à equipe técnica da SEDU para buscar alternativas possíveis para atender a essas demandas.

Orçamento na ALES
O SINDIUPES pretende também buscar junto à Assembleia Legislativa do Espírito Santo-Ales um espaço para o debate do Orçamento da Educação 2020.

Para isso, encaminhou ofício à Comissão da Educação solicitando uma audiência pública para tratar do assunto.

A Diretoria Colegiada do Sindicato entende que somente com essa intervenção, será possível fazer a previsão de recursos dentro do Orçamento para que as reivindicações da categoria sejam atendidas.

Categoria(s): Geral