Governador Casagrande assina Carta Compromisso da Educação

24/10/2022

O candidato à reeleição ao governo do Estado Renato Casagrande assinou nesta segunda-feira (25) a Carta Compromisso da Educação, documento elaborado pelo SINDIUPES com propostas em defesa da valorização profissional dos/as trabalhadores/as em educação e em prol de uma Educação Pública de Qualidade, Democrática, Laica e Inclusiva no estado do Espírito Santo.

Na Carta, o SINDIUPES apresenta os principais anseios da categoria e indica propostas a serem implementadas e fortalecidas pelo futuro governante nos próximos quatro anos da gestão estadual, no período de 2023 a 2026.

A assinatura do documento aconteceu na noite desta segunda-feira (24) durante o evento Encontro com a Educação, e o candidato Renato Casagrande, ao assinar a Carta, assumiu o compromisso de colocar em prática  medidas para garantir o fortalecimento da carreira dos/as professores/as e dos demais trabalhadores/as em educação; a reestruturação do Estatuto e do Plano de Carreira do Magistério; a manutenção da Lei do Piso Salarial Profissional – Lei 11.738; a criação do piso salarial para os demais trabalhadores/as em educação (não docentes); e, o respeito à liberdade de cátedra de acordo com os princípios da Constituição Federal.

O documento aponta ainda questões de extrema relevância para os/as trabalhadores/as da ativa e aposentados/as como a realização de Concursos Públicos, a implementação da Gestão Democrática e a manutenção do canal de negociação permanente com o SINDIUPES, como conquistado nessa atual gestão de Renato Casagrande.

A Carta Compromisso da Educação é uma estratégia da atual Direção do SINDIUPES e vem sendo apresentada aos/às candidatos/as durante as eleições majoritárias com o objetivo de buscar o comprometimento dos futuros governantes com políticas públicas para o desenvolvimento da Educação e melhoria das condições de trabalho e de vida da nossa categoria.

Categoria(s): Geral