Conquista – Gestão Democrática em Guarapari é aprovada na Câmara

31/08/2020

Um importante passo foi dado para garantir a volta da Gestão Democrática nas Escolas da Rede Municipal de Guarapari.

A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, em 1o turno o Projeto de Lei  que determina a democratização do processo para a escolha dos diretores das unidades de ensino da rede municipal.

A votação ocorreu em sessão no dia 28/02. A aprovação do projeto é resultado da luta incansável do SINDIUPES- Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação Pública do Espírito Santo.

A escolha dos gestores de escola através do voto direto pelos segmentos de pais, alunos, professores/as e funcionários/as de escola é uma demanda antiga da categoria.

Tiago Mello, diretor do SINDIUPES e integrante do Coletivo de Guarapari, avalia que “a aprovação do projeto é um grande avanço, pois já tivemos eleição direta na rede, mas foi retirada. Agora, com muita luta, alcançamos essa conquista. Mas é preciso que a prefeitura dialogue com a categoria e com o Sindicato para definir esse processo de acordo com os anseios da comunidade escolar”.

A Gestão Democrática também foi aprovada em Assembleia Geral dos/das Trabalhadores/as da Rede Municipal porque está em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Esse ponto sempre esteve na pauta de reivindicações apresentada pela Direção do SINDIUPES e vem sendo cobrada, permanentemente, junto à Administração Municipal.

Luta continua

Mas a luta não acabou. O projeto de lei será encaminhado ao prefeito – para sanção ou veto -, e em seguida, retornará à Camara para votação em 2o turno.

Representante legítimo da categoria, o SINDIUPES é favorável à sanção do projeto e cobrará a aplicação efetiva da referida lei.

Por isso, é importante que a categoria e toda a comunidade escolar também se mobilizem e sensibilizem o prefeito para sancionar o projeto.

Diretas Já

Constituindo-se a Meta 19 do PNE, a Gestão Democrática é instrumento fundamental na construção de uma Educação Pública, Inclusiva e de Qualidade Social.

Esse tema foi uma das ações de grande impacto do SINDIUPES implementada em 2016 nas redes municipais e estadual por meio da campanha Diretas Já, reafirmando a importância da participação da comunidade escolar no processo de escolha dos futuros gestores das unidades de ensino

Categoria(s): Guarapari