Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Frei Betto e o sociólogo Jessé Souza participam de abertura do 36º Congresso Educacional

Seta
09/11/2022
Por Comunicação

Os desafios atuais dos trabalhadores/as em educação e o papel da Educação na defesa da democracia estão entre os temas a serem debatidos no 36º Congresso Educacional e Estadual, que será realizado pelo SINDIUPES nestas quinta (10) e sexta-feiras (11), em Vitória/ES.

Tendo como tema central A Educação fortalece a Democracia, o evento reunirá cerca de 4 mil professores/as, pedagogos/as e funcionários/as de escolas das redes públicas municipais e estadual de todas as regiões do estado, filiados ao sindicato.

O Congresso será realizado no Centro de Convenções de Vitória/ES, bairro Santa Lúcia, com abertura marcada para às 14h de quinta-feira (10), e terá a presença de especialistas reconhecidos mundialmente, entre eles o sociólogo Jessé Souza, doutor em Sociologia pela Universidade de Heidelberg/Alemanha, e Frei Betto, escritor e assessor de movimentos sociais, referência na luta em prol dos direitos humanos.

Palestrantes:

Jessé Souza

Sociólogo, advogado, professor universitário, pesquisador, doutor em Sociologia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e pós-doutor em psicanálise e filosofia pela New School for Social Research, em Nova York, EUA. Escreveu e organizou 22 livros, abordando a desigualdade no Brasil moderno, entre outros temas. Entre suas obras destacam-se A Elite do Atraso, Como o Racismo criou o Brasil e A Classe Média no Espelho. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do ABC (UFABC/SP).

Frei Betto

Frade dominicano, jornalista e escritor. Autor de 73 livros, muitos deles traduzidos em diversos países. Recebeu prêmios, no Brasil e no exterior, por sua luta em prol dos direitos humanos. Ganhou também diversos prêmios literários, entre os quais o mais importante no Brasil: o Jabuti, em 1982 e em 2005. É assessor de movimentos sociais, colunista e articulista em grandes jornais do país.

Participação
A valorização profissional, a educação pública de qualidade, gratuita, laica e emancipadora, como direito social a ser garantido pelo Estado, bem como a defesa de um projeto democrático na escola e no país nortearão as palestras, debates e demais atividades.

As inscrições para o 36º Congresso Estadual foram realizadas em encontros preparatórios (pré-congressos) realizados no mês de outubro em todos os municípios capixabas.

Como na última edição, haverá espaço para apresentação oral de trabalhos acadêmicos, aberto a profissionais de todo o Brasil, que contou com inscrição e seleção prévias dos materiais.

Todos os trabalhos selecionados serão publicados em um livro em data posterior ao Congresso.

O objetivo é garantir maior qualificação ao evento e socializar pesquisas e trabalhos produzidos no meio acadêmico, buscando ampliar os debates sobre temas que abrangem os profissionais e a educação pública, nos âmbitos local e nacional.

Homenagens

O Congresso contará também com um momento especial de homenagens com a entrega da Medalha de Honra Capixaba: Paulo Freire a educadores/as que tenham se destacado por relevantes serviços prestados à educação capixaba e à classe trabalhadora nas escolas do Estado.

Outra grande atração do evento é o Stand Up Concessa, espetáculo de sucesso apresentado pela atriz e humorista mineira Cida Mendes, vencedora do Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro, com grande atuação em programas da televisão brasileira e uma longa trajetória no teatro.

 

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes