Não à Escola Cívico-Militar. Em defesa da Gestão Democrática e Investimentos

07/10/2019

O SINDIUPES entende que a melhoria da educação pública passa, necessariamente, pelo aumento dos investimentos na formação dos/as profissionais, em material didático e na estrutura física, bem como na participação efetiva da comunidade escolar na gestão das unidades de ensino.

Essa posição foi reiterada pela Direção Colegiada do Sindicato em audiência da Comissão Permanente de Negociação da PMVV, realizada no dia 04/10, com a presença do secretário de Educação Roberto Belling e outros representantes do governo municipal.

Sabendo da importância do caráter formativo que a escola tem na vida dos/as alunos/as, os/as diretores/as sindicais reforçaram a necessidade da Secretaria Municipal de Educação não aderir ao modelo de Escola Cívico-Militar, lançado pelo Ministério da Educação-MEC no mês de setembro.

Em contraposição a esse modelo, o SINDIUPES defende o envolvimento cada vez maior da família  e do estado junto à escola, fazendo a Comunidade Escolar sentir-se de fato protagonista do saber junto aos/às professores/as, ao corpo técnico e e todos/as funcionários/as de escolas, como o caminho para melhorar significativamente o ensino-aprendizagem.

Problemas sociais
É perceptível que a área de segurança enfrenta várias dificuldades e isso é visível no dia a dia em nossa sociedade, assim como a saúde está sucateada e falta habitação decente para grande parte da população, e como consequência a maioria não tem acesso ao lazer.

Porém, não se pode construir uma nova sociedade sem antes resolver graves problemas como desemprego, má distribuição de renda e injustiça social, o que exige atuação dos governos nessas áreas como determina a Constituição Federal.

Dessa forma, o SINDIUPES compreende que a prefeitura de Vila Velha, com o apoio dos vereadores/as, o Sindicato  e toda comunidade escolar, tem condições de continuar oferecendo uma educação  cada vez mais voltada para o aprender na linha de contribuir para formar o profissional e o cidadão.

Gestão Democrática
Na audiência, o SINDIUPES também pautou a necessidade de ampliar a Gestão Democrática na Rede Municipal, uma vez que no fim desse mês de outubro mês acontecerá a segunda eleição direta de diretores/as de escolas no município.

Na avaliação do SINDIUPES, a  gestão da escola pública, gratuita e de qualidade por meio da escolha dos/as dirigentes escolares através do voto produz uma sintonia positiva junto à Comunidade Escolar, o que permite um desempenho mais eficaz no ato de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, a Direção Colegiada do SINDIUPES reitera à Administração Municipal de Vila Velha a importância de investir mais na Educação e aperfeiçoar o modelo de Gestão Democrática, iniciado há dois anos.

Veja outros pontos discutidos na audiência da Comissão de Negociação no dia 04/10:

• Reajuste Salarial: Essa tem sido uma reivindicação permanente do SINDIUPES que, na audiência, reiterou a importância para a categoria de conquistar ainda em 2019 um reajuste salarial. Segundo o Secretário de Governo, estão sendo feitos estudos nesse sentido, pois o ano ainda não terminou. Assim, o Sindicato acredita na possibilidade real de ainda este ano conseguir um reajuste para o Magistério.
  • Discutir o Orçamento da Educação junto à gestão conforme consta no item 8 da Carta Compromisso assinada pelo prefeito quando ainda era candidato: O SINDIUPES apresentou as reivindicações da categoria, mas compreende-se que o atendimento será feito em partes, uma vez que o Orçamento já foi protocolado na Câmara de Vereadores.
    O item 8 da Carta Compromisso estabelece: Implementar o Orçamento Geral da Educação, garantindo a participação do SINDIUPES em todas as etapas, tendo a Secretaria de Educação como gestora dos recursos destinados à Educação no Município.

Sobre este item os/as diretores/as sindicais dialogaram com membros da Comissão de Educação da Câmara de Vila Velha para em breve realizar em conjunto o SINDIUPES uma audiência para tratar sobre o Orçamento e o Novo Fundeb.

A próxima audiência da Comissão Permanente de Negociação da PMVV com a presença dos/as diretores/as do SINDIUPES está marcada para o dia 5 de novembro.