Em Brasília, SINDIUPES mantém pressão contra a PEC 32 – Reforma Administrativa

19/10/2021

O SINDIUPES segue firme na luta contra a PEC 32 – Proposta de Emenda à Constituição da Reforma Administrativa, e marcou presença em mais uma grande mobilização convocada pela CNTE- Confederação Nacional dos/as Trabalhadores/as em Educação.

Nessa terça-feira (19), em Brasília, mais uma delegação do Sindicato ocupou o Aeroporto Internacional, junto a diversas entidades sindicais, para pressionar os/as parlamentares a votarem contra a Reforma Administrativa

Dessa vez a delegação foi integrada pelos diretores/as Andréa Pinheiro Techio, Carlos Gondim Duarte, Diego Mattos, Elcy Lobão, Eliza de Morais Evangelista, Ildebrando José Paranhos, Jerusa Maria Gujanwski, Júlio César Alves dos Santos e Lucas da Silva Melo.

Além da pressão nos aeroportos, estão previstas manifestações, caminhadas e vigílias na Câmara dos Deputados com o objetivo de convencer os/as deputados a mudarem o voto para derrotar a PEC 32.

No dia 05/10, Sindiupes também esteve presente na primeira vigília da CNTE, em Brasília

Campanha

O lema da campanha contra a Reforma Administrativa é Quem votar, não volta.

As entidades sindicais buscam mostrar à sociedade que a PEC 32 não acabará com privilégios nem garantirá a melhoria dos serviços públicos como aponta o falso discurso do governo federal. Pelo contrário.

Essa proposta representa grandes retrocessos para o país com prejuízos para boa parte da população brasileira, principalmente para aqueles que dependem dos serviços públicos.

Na prática, a PEC 32 significará a destruição dos serviços públicos, extinção de direitos, desqualificação e perseguição aos/às servidores/as públicos, abrindo brechas para a corrupção, apadrinhamentos políticos e a privatização da Educação, Saúde e Segurança, entre outros impactos desastrosos.

Por isso, é fundamental manter a pressão junto aos/às deputados/as federais e cobrar o seu compromisso com os serviços públicos, deixando claro que se o/a parlamentar votar favorável à PEC 32 perderá o voto nas próximas eleições.

Nas redes sociais, também é importante a participação de todos/todas. Marque os/as deputados/as no Instagram, Facebook e Twitter ou encaminhe mensagens através da plataforma Na Pressão, uma ferramenta digital de mobilização criada pela CUT-Central Única dos Trabalhadores.

Acesse: https://napressao.org.br/campanha/diga-nao-a-reforma-administrativa

Veja o que pode acontecer caso a PEC 32/2020 seja aprovada

• Privatização de serviços públicos: escolas, universidades, e unidades de saúde poderão ter seus serviços prestados por empresas privadas, em substituição à prestação do serviço público;

• Recursos da saúde (SUS) e da educação (Fundeb) serão destinados para empresas privadas com finalidade de lucro;

• Redução da prestação dos serviços públicos, por exemplo, em escolas, e postos de saúde ou do INSS. Ou seja, mais filas e menos atendimento, menos professores, salas de aula mais cheias, e extinção de órgãos.

• Redução ou eliminação dos concursos públicos em todas as carreiras, inclusive as típicas de Estado;

• No lugar do servidor estável concursado, as funções serão desempenhadas por trabalhadores com contrato temporário, sem plano de carreira e com direitos reduzidos;

Possibilidade de demissão do servidor estável por desnecessidade do cargo e insuficiência de desempenho, após decisão colegiada (e não mais com direito à defesa durante todo o processo);

• Em caso de ajuste fiscal, possibilidade de arrocho de salário de até 25% para todos os servidores, com correspondente redução de jornada.

NÃO À PEC 32!

CANCELA A REFORMA, JÁ!