Eleições SINDIUPES – Chapa 2 é eleita com 93,51% dos votos válidos

24/11/2023

É OFICIAL!!

Com mais de 93% dos votos válidos, a Chapa 2 – SINDIUPES para fazer mais e melhor foi eleita para a gestão da Diretoria Geral e Conselho Fiscal do SINDIUPES no quinquênio 2023-2028.

Foram totalizados 8 mil 333 votos – superando o número de votantes da última eleição em 2018 -, sendo 7 mil 793 para a Chapa 2,  207 brancos, 158 nulos e 175 inválidos.

Tendo o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da CUT-Central Única dos Trabalhadores e da CTB-Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, as propostas da Chapa 2 foram acolhidas por mais de 90% dos/as eleitores/as que compareceram às urnas em todas as regiões: 99,31% na Região Serrana, 98,30% na Região Sul, 98,26% na Região Norte e 90,66% na Grande Vitória.

O resultado das eleições do SINDIUPES foi homologado pela Comissão Eleitoral na tarde desta sexta-feira (24/11), na sede do SINDIUPES, em Vitória.

A apuração dos votos teve início na quarta-feira (22), à noite, logo após o encerramento da votação e contou com o acompanhamento de fiscais e diretores/as do SINDIUPES.

Estrutura

Como em qualquer eleição desse porte, abrangendo os 78 municípios capixabas, exigiu-se uma super estrutura com profissionais de apoio, recursos materiais, comunicação, logística e transporte.

Houve grande empenho de todos/todas para garantir o direito de voto da categoria na escolha dos seus representantes.

Nos dois dias de eleições – 21 e 22 de novembro -, foram disponibilizadas urnas fixas e itinerantes em todos os 78 municípios capixabas e a votação transcorreu com total segurança e tranquilidade.

A eleição representou a celebração da democracia com professores/as e funcionários/as de escolas públicas, da ativa e aposentados/as, comparecendo às urnas em todo o Estado para exercer o direito ao voto – direito fundamental que foi exercido com consciência, alegria e tranquilidade.

Comissão Eleitoral

Como determina o Estatuto do SINDIUPES e o Regimento Eleitoral, a Comissão Eleitoral, eleita em 5 de setembro na Assembleia Geral das Redes, conduziu todo o processo eleitoral com independência e autonomia para deliberar sobre todas as questões que surgiram ao longo do pleito.

Para o professor Luciano Campista, presidente da Comissão Eleitoral, “essa expressiva participação da categoria nas eleições é fundamental para mostrar a força e a união dos trabalhadores e trabalhadoras em educação em mais um momento histórico e democrático do SINDIUPES. É a confiança no sindicato como uma voz forte e instrumento de luta para a defesa dos direitos da categoria.”

Clique no link, abaixo, e confira a Diretoria Geral e o Conselho Fiscal eleitos para o quinquênio 2023-2028, conforme divulgação pela Comissão Eleitoral:

DIRETORIA GERAL-CONSELHO FISCAL