Educação Especial é tema de audiência do SINDIUPES com Defensoria Pública Estadual

08/09/2021

A Diretoria Colegiada do SINDIUPES tem como uma de suas bandeiras a defesa de uma Educação Pública Inclusiva com respeito à diversidade, sem discriminação e com escolas de ensino regular estruturadas para receber a todos/todas.

Nessa linha de atuação, os diretores sindicais Gean Carlos Nunes, Menderson Resende e Paulo Loureiro participaram de uma reunião em Vitória/ES com a Defensoria Pública do Espirito Santo, sendo representada pelo defensor Vitor Ribeiro.

A reunião foi motivada em função da realidade dos/as estudantes portadores de necessidades especiais e da importância de uma política educacional para garantir os direitos desses alunos/as.

Os diretores destacaram a situação do município da Serra/ES onde há uma grande demanda para esse público que, atualmente, ultrapassa o número de 2 mil alunos matriculados na Rede de Ensino Municipal.

O quadro no município é crítico haja vista o protesto que vem sendo realizado por mães de alunos/as especiais que estão acampadas há mais de 20 dias na prefeitura reivindicando a contratação de mais professores/as, cuidadores e estagiários/as para a Educação Especial.

Direito inalienável

Os representantes do Sindicato reafirmaram que essa é uma pauta pertinente, necessária e justa, reiterando a sua defesa intransigente pela inclusão de todos os públicos na rede regular de ensino.

Assim como a Confederação Nacional dos/as Trabalhadores/as da Educação, o SINDIUPES rechaça qualquer tentativa de alijar esse público do direito inalienável à educação como fez recentemente o Ministro da Educação, Milton Ribeiro ao declarar de forma absurda que “alunos com deficiência atrapalham o aprendizado de outros estudantes”.

Profissionais

No Espírito Santo, o quadro de profissionais da educação é composto basicamente de pessoas do sexo feminino, onde cerca de 82% são mulheres e a grande maioria, em torno de 70%, possui uma pós graduação.

Esses números reafirmam o zelo e o cuidado  que os/as profissionais da educação capixaba possuem com os diversos públicos que integram a escola regular em nosso estado.

No caso específico da Rede Municipal da Serra, em diálogo com o defensor Vitor Ribeiro, os diretores pontuaram que foi formado um Grupo de Trabalho composto por integrantes da sociedade civil, Ministério Público, professores/as, pais/mães e representantes do Poder Público local.

Dentre as proposta já repassadas ao SINDIUPES pelo Secretário de Educação Alessandro Bermudes está o reajuste da bolsa para os/as estagiários que atendem aos/as alunos/às especiais, entre outras ações para qualificar e aperfeiçoar o atendimento a esse público.

Além disso, a Prefeitura da Serra assumiu junto ao Ministério Público Estadual-MPES um protocolo com compromissos para ampliar e atualizar a política de Educação Especial na Rede de Ensino Municipal. Ver informações em https://www.mpes.mp.br/Arquivos/Modelos/Paginas/NoticiaComFoto.aspx?pagina=6900

Atenção e cuidado

Os diretores sindicais  reforçaram junto ao defensor Vitor Ribeiro que nesse momento pandêmico provocado pela Covid-19 as dificuldades das famílias brasileiras se acentuaram e mais ainda para aquelas que possuem estudantes que carecem de maior atenção e cuidado.

Nesse sentido, o SINDIUPES sugere a toda a sociedade que não venha medir esforços para colocar em prática a empatia, o cuidado e o zelo com todos e todas, sejam elas as mães, pais, profissionais da educação e da área administrativa, bem como e em especial de nossas crianças e adolescentes que necessitam do amparo social para seu crescimento e independência.

Nossa luta é por uma Educação Pública Inclusiva, Gratuita, Laica, Democrática e Qualidade Social, com respeito e oportunidades para todos/todas!

Categoria(s): Serra