Diretoria do SINDIUPES participa de Planejamento de Gestão e Formação

23/10/2021

A Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal do SINDIUPES participaram do Planejamento de Gestão e Formação Continuada – Análise e encaminhamentos diante dos desafios da educação pública, realizado nos dias 21 e 22 de outubro, no SESC de Guarapari.

Essa foi a primeira reunião presencial dos/as diretores/as desde o início da pandemia do Coronavírus em 2020, e aconteceu seguindo os protocolos para a prevenção da doença como o uso de máscara e álcool em gel.

O evento teve como objetivos avaliar o momento atual e as ações desenvolvidas pelo sindicato, além de refletir sobre os novos desafios e estratégias para fortalecer a entidade sindical bem como a mobilização da nossa categoria na busca por direitos e conquistas.

Redes sociais, organização sindical e cenário político educacional foram os temas centrais das apresentações.

Christovam Mendonça, Secretário de Organização, abriu o evento destacando a força política e a representatividade do SINDIUPES como o maior sindicato do Espírito Santo e o trabalho qualificado das lideranças sindicais em todos os 78 municípios capixabas, que, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, atuaram de forma intensa comprometidas com a defesa de direitos e da Educação Pública.

Acompanhar as mudanças tecnológicas e intensificar a atuação do sindicato no ambiente virtual na disseminação da comunicação foram apontados como caminhos para a integração da categoria e o fortalecimento das lutas diárias, como ressaltaram Ana Paula Messeder e Rafael Pereira, da Agência de Comunicação Frisson/DF.

Paulo Cesar Borba Peres, Secretário de Formação da CUT/ES, chamou a atenção para a responsabilidade da entidade sindical na conscientização da classe trabalhadora e da necessidade de resgatar o seu protagonismo no processo de informação e mobilização dos/as trabalhadores/as em busca de mudanças efetivas nas estruturas sociais e políticas do país.

Outro momento do evento foi reservado à campanha Outubro Rosa desenvolvida pela Secretaria de Gênero com apresentação de vídeo e depoimentos das diretoras acerca da importância da prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero.