Dia Nacional de Lutas – Valorização dos trabalhadores da educação pública no centro dos debates

23/03/2023

Educação Pública de Qualidade se faz com Valorização Profissional e Responsabilidade!

Essa foi a principal mensagem das atividades realizadas pelo SINDIUPES no Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Piso do Magistério, que aconteceu nessa quarta-feira (22), integrando o calendário de lutas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Um Debate Público na Assembleia Legislativa Estadual-ALES, em Vitória, reuniu professores/as da ativa e aposentados/as, funcionários/as de escola, dirigentes sindicais, parlamentares e representantes de entidades ligadas à educação e à classe trabalhadora.

A atividade contou com o apoio do gabinete do deputado estadual João Coser (PT) que fez o acolhimento aos/às participantes e parabenizou o SINDIUPES e a CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação pela Mobilização, enfatizando que “se hoje os professores e todos os trabalhadores em educação têm conquistas é porque a categoria e o Sindiupes sempre foram aguerridos e comprometidos com a construção de uma Educação Pública de Qualidade. A realização desse debate demonstra a determinação do nosso mandato em seguir caminhando com os trabalhadores e com o sindicato na luta por direitos e por valorização”.

O debate contou com as presenças de Clemilde Cortes, presidente da CUT/ES-Central Única dos Trabalhadores-CUT/ES, Carlos Duarte representando a CTB-Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e a vereadora de Vitória Karla Coser (PT).

Em suas falas, todos/todas foram unânimes ao afirmar o relevante papel do SINDIUPES na defesa dos direitos dos/das educadores/as e a importância do debate e da mobilização para pressionar os governantes e exigir o cumprimento da Lei do Piso – 11.708/2008.

O tema central – A importância da Lei do Piso – foi abordado por Noêmia Simonassi, dirigente que integra a Diretoria Colegiada do SINDIUPES. “Resultado de intensas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, o Piso Nacional do Magistério é descumprido pelo governo do Estado e pelos municípios e, além disso, o reajuste anual não é concedido a todos os profissionais que atuam nas escolas. A lei existe para ser cumprida e exigimos dos governantes que cumpram o que está previsto na legislação, ou seja, a aplicação do piso na carreira, em todas as tabelas, respeitando os níveis e referências, e com reajuste para todos os trabalhadores em educação, pois é um direito conquistado e garantido pela Constituição Federal”.

A luta pela revogação do Novo Ensino Médio também esteve na pauta das reivindicações do Dia Nacional de Lutas, e durante o Debate Público na ALES foi apresentado pelo professor universitário João Porto, da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, que fez duras críticas ao projeto.

“O Novo Ensino Médio é uma proposta fantasiosa e que não funciona porque não consegue ser generalista nem profissionalizante. Além do esvaziamento de conteúdo crítico e sobrecarga aos professores, é um projeto excludente que separa os jovens por raça, cor e gênero e aprofunda as desigualdades sociais e educacionais, pois está claro que as escolas dos bairros ricos oferecerão melhores itinerários formativos do que aquelas unidades localizadas em regiões periféricas. Por isso, é urgente revogar essa reforma e garantir a participação dos estudantes e educadores na construção de um novo modelo de ensino médio.”

Robôs e cartilhas
Com um toque futurista, a Mobilização contou ainda com a presença de robôs articulados com alumínio e lâmpadas de LED que apresentaram performances em frente à ALES e, junto aos/às educadores/as e diretores/as sindicais, levantaram faixas e cartazes que pediam respeito à Lei do Piso e a revogação do Novo Ensino Médio.

Para informar e chamar a atenção da sociedade, o SINDIUPES produziu e distribuiu exemplares da cartilha Educação Pública de Qualidade se faz com Valorização e Responsabilidade, que traz informações sobre as lutas da categoria até a conquista da Lei do Piso, bem como tópicos sobre a farsa e as consequências do Novo Ensino Médio.

O encerramento da programação foi marcado pela realização uma Live, às 19h30,  sobre as atividades e objetivos do Dia Nacional de Lutas, transmitida pelo canal do SINDIUPES no YouTube, com apresentação dos/as diretores/as sindicais Adriano Albertino e Lorraine Rangel e Christovam Mendonça, representando também a CNTE.

Além das atividades desse dia 22/03, o SINDIUPES dará seguimento à mobilização e buscará apoio junto às Câmaras de Vereadores e aos deputados estaduais para a realização de Audiências Públicas com a finalidade de pressionar os prefeitos e o governador do Estado para que cumpram a Lei do Piso com a efetiva valorização de todos/todas/todes trabalhadores/as em educação.

Fotos: Maria Clara/Creare