Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Dia Nacional da Democracia – SINDIUPES reafirma importância do voto e das eleição

Seta
25/10/2022
Por Comunicação

Neste 25 de outubro é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Democracia, data criada em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog.

Em 1975, Herzog foi torturado e morto no DOI-CODI durante o regime militar e sua morte virou um  marco na luta pela reredemocratização do Brasil.

Por meio de seu trabalho jornalístico, iniciado em 1959, em São Paulo – cidade na qual se radicou, depois de imigrar com os pais, vindo da Croácia, em 1942, Herzog defendia os valores da democracia, dos direitos humanos e da liberdade de expressão.

Ameaças

Nos últimos anos, a Democracia no Brasil tem sofrido sérias ameaças, com os/as trabalhadores/as e a Educação sendo alvo de ataques constantes, retirada de direitos, cortes em investimentos, perseguições e descaso.

Nesse contexto, o SINDIUPES considera a participação nas Eleições como  um instrumento fundamental para a consolidação da Democracia.

No dia 30 de outubro, próximo domingo, acontece o 2⁰ turno  das Eleições Gerais no Brasil, e teremos mais uma oportunidade de exercer a cidadania e fortalecer a democracia.

Por meio do voto, elegeremos os políticos que conduzirão o o país pelos próximos quatro anos.

Serão eleitos o Presidente, Vice-Presidente do e o Governador/a.

O voto é obrigatório para brasileiros/as entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais.

O SINDIUPES entende que a Educação é um dos pilares do desenvolvimento econômico, social e cultural de um país, e, nesse sentido, alerta sobre a necessidade de elegermos políticos que tenham uma história de luta pela Educação e compromisso com a defesa da Democracia.

Não podemos aceitar mais retrocessos!

Por isso, o SINDIUPES orienta o/a trabalhador/a em educação para que esteja atento/atenta nesse momento, pesquise sobre o passado e a atuação dos/as candidatos/as e apoie especialmente, aqueles/aquelas que tenham propostas concretas e considerem como prioridade a Valorização e a Formação Profissional, o cumprimento do Piso Nacional do Magistério e a ampliação dos investimentos para a Educação.

Democracia

As Eleições de outubro representarão um momento decisivo para recuperar e fortalecer a democracia em nosso país, assim como para avançarmos na construção de uma Educação Pública de Qualidade, Gratuita, Democrática, Laica e Inclusiva.

Acreditamos ser esse o único caminho para o Brasil alcançar o desenvolvimento social e econômico sustentável com qualidade dos serviços públicos, aumento do emprego e da renda, garantia das liberdades individuais, dignidade e equidade de direitos.

No dia 30 de outubro, eleja a Educação!

Vote pela Democracia!

 

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes