Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – Precisamos agir agora!

12/06/2021

Vivemos num mundo com uma triste realidade: 160 milhões de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil.

No Brasil não é diferente: 1,8 milhão. O cenário é ainda mais alarmante porque, de acordo com o Pnad-Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio 2019, o trabalho infantil está diretamente relacionado com o índice de evasão escolar.

No contexto da pandemia do Coronavírus, esse quadro vem se agravando diante do aumento do desemprego e da pobreza, levando milhares de crianças e adolescentes à diversas formas de exploração e violação de seus direitos.

No Espírito Santo, a situação também é preocupante. Os últimos dados sobre trabalho infantil no Estado constam no Pnad 2015 e indicam cerca de 48 mil crianças e adolescentes – entre 5 e 17 anos – em situação de trabalho, seja em atividade urbana, seja na zona rural.

O SINDIUPES soma-se a esse movimento mundial contra o trabalho infantil e chama a atenção de todos/todas para a necessidade de agir agora.

Para denunciar casos de crianças e adolescentes em condições de trabalho, ligue no Disque 100 e receba as orientações sobre como proceder.

Histórico

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

Fonte: https://fnpeti.org.br/12dejunho/

Categoria(s): Geral