Dia histórico – trabalhadores/as em educaçao recebem vacina contra a Covid-19

15/04/2021

Dia histórico para a Educação no Espírito Santo na luta pela vida e no enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

Em ato simbólico no Palácio Anchieta, nesta quinta-feira (15), trabalhadores/as em educação receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na presença do governador Renato Casagrande, vice governadora Jaqueline Moraes, secretário estadual de Educação Vitor de Angelo e secretário estadual de Saúde Nesio Fernandes.

A atuação do SINDIUPES foi decisiva para garantir a inclusão da categoria nos grupos prioritários da imunização.

Representaram o Sindicato no evento, o diretor de Comunicação Ildebrando José Paranhos e a diretora de Saúde do Trabalhador Milene Weck, que também é presidente do Conselho Estadual de Saúde.

Um Comitê Estadual organizará todo o processo de imunização e o SINDIUPES participará com um representante titular e um suplente.

A vacinação obedecerá à faixa etária decrescente, iniciando pelos profissionais de 50 a 59 anos. Cada profissional a ser vacinado será informado pela escola sobre o local específico, horário e data para receber a vacina.

Na avaliação do diretor Ildebrando Paranhos “a imunização ocorre de forma tardia em razão da lentidão do governo federal, mas reconhecemos todo o esforço do governo do Estado em garantir a vacina aos profissionais da Educação, tanto da rede pública como na privada. Isso é resultado da nossa mobilização e continuaremos na luta por vacina para todos e todas”.

Grande conquista!

O Espírito Santo é o segundo estado brasileiro a antecipar a vacinação para a categoria – São Paulo foi o primeiro, iniciando a imunização dos profissionais no dia 12/04.

A inclusão dos trabalhadores em educação nos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19 é resultado das intensas mobilizações coordenadas pelo SINDIUPES, em conjunto com ações nacionais junto à CNTE,  CUT e demais entidades, em uma grande jornada em defesa da vida.

A partir do Plano Nacional de Imunização lançado pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2021, o Sindicato iniciou uma ampla campanha para sensibilizar o governo a incluir os/as educadores/as nos grupos prioritários, uma vez que a categoria constava na fase 4 do programa do governo federal, porém sem qualquer previsão de data.

Em diversas reuniões com a SEDU e Secretarias Municipais, o Sindicato cobrou prioridade da vacina para a categoria como condição para o retorno presencial , além de debater projetos no Legislativo Estadual e Municipal visando garantir a vacina para a Educação.

Foram várias outras ações, integrando a Jornada de Luta pela Vida, como audiências, carreatas, denúncias, intervenções urbanas e mobilizações virtuais, para pressionar o governo a antecipar a vacinação para os/as educadores/as.

# VacinaParaaEducacao
#VacinaParaTodosJá