Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Dia da Consciência Negra – Por uma Educação Antirracista

Seta
19/11/2022
Por Comunicação

Neste 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, data que lembra a luta do líder Zumbi de Palmares pela liberdade e direitos dos(as) negros(as).

A Secretaria de Relações Étnicos-Raciais do SINDIUPES celebra essa importante data e reafirma a sua bandeira em defesa de uma Educação Antirracista e com respeito às diferenças.

Essa data foi estabelecida pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003.

No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.

História de Zumbi dos Palmares
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravista que vigorava, e eram o principal motor responsável pela preservação da cultura africana no Brasil. Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que viria a acontecer em 1888, com a assinatura oficial do regime de escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua mort

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes