Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

CONEPE/ES: Plenária híbrida marca encerramento da etapa estadual

Seta
10/06/2022
Por Comunicação

O Fórum Estadual Popular de Educação do Espírito Santo (FEPE/ES) – integrado pelo SINDIUPES e diversas entidades -,  promoveu nesta quinta-feira (09) a plenária de encerramento da Conferência Estadual Popular de Educação-CONEPE.

O evento ocorreu em formato híbrido, com atividade presencial no auditório do SINDIUPES e transmissão online pelo YouTube

Gean Carlos Nunes de Jesus, diretor do SINDIUPES e coordenador do FEPE/ES, Lorraine Rangel e Mirna Danuza Fonseca, também diretoras do sindicato, coodenaram o Painel com apresentação da síntese das discussões e proposições aos seis Eixos do Documentário Referência CONAPE.

O lançamento da CONEPE aconteceu no dia 06/05, no auditório do SINDIUPES, e para a discussão dos Eixos foram realizados outros três encontros nos dias 26/05, 01/06 e 07/06, em formato virtual por meio da plataformas Google Meet e Zoom, conforme o Eixo escolhido.

Eixos

As contribuições da etapa estadual foram elaboradas a partir das discussões dos Eixos de Referência:

I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira;

II – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação;

III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão;

IV – Valorização dos/as profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social;

VI – Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.

A Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE 2022 vai ocorrer entre 15 e 17 de julho de 2022, em Natal, no Rio Grande do Norte.

O tema é Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as.

O evento homenageará o educador pernambucano Paulo Freire (1921-2021), com o lema Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire.

Confira outras informações:

https://fnpe.com.br/conape2022

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes