Com mobilização do Sindicato e categoria, Serra não terá aulas presenciais em 2020

06/10/2020

O retorno às aulas presenciais na Rede Municipal da Serra está suspenso até o final de 2020 e a pressão da Diretoria Colegiada do SINDIUPES, junto à mobilização da categoria, foi fundamental para garantir a manutenção das aulas remotas nas escolas muncipais.

A Secretaria Minicipal de Educação -SEDU/Serra anunciou nesta terça-feira (06) a decisão pelo não retorno das atividades presenciais com base na consulta feita às famílias, indicando que 78% na Educação Infantil e 86% no Ensino Fundamental se manifestaram contra o retorno.

Durante todo esse período da pandemia, o SINDIUPES tem reiterado a posição da entidade e da categoria contrária ao retorno das aulas presenciais em razão do alto risco de contaminação pela Covid-29 e diante da falta de estrutura das unidades para a implementação dos protocolos de segurança sanitária.

Os/as diretores/as sindicais  participaram de audiências com a SEDU/Serra, reivindicando medidas para garantir a vida e os direitos dos/as trabalhadores/as em meio à pandemia, além de acionar o Ministério Público para cobrar explicações da Administração Minicipal.

A Direção do SINDIUPES também participou ativamente do Grupo de Trabalho, integrado por diversos segmentos da Educação, onde discutiu-se os protocolos sanitários e outras ações para as atividades pedagógicas em meio à pandemia.

Essa intensa articulação sindical com o apoio e a mobilização da categoria garantiram essa importante conquista na luta em defesa da vida dos/as trabalhadores/as em educação e de toda a comunidade escolar.

Mas a pandemia do Coronavírus ainda não acabou e o cenário é preocupante, o que exige uma vigilância permanente.

Nesse sentido, o SINDIUPES continuará acompanhando toda a movimentação na Rede Municipal da Serra e suas respectivas atividades pedagógicas não presenciais – online ou impressas -, buscando o diálogo com a Administração Municipal e demais segmentos da Educação visando à preservação da saúde e da vida dos/as trabalhadores/as em educação, bem como garantir um retorno seguro no ano letivo de 2021.

Categoria(s): Serra