Celebrar – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

28/06/2021

Neste 28 de junho, o mundo celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis, queers, intersexuais, assexuais e todas as demais existências de gêneros e sexualidades).

É uma data que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate ao preconceito contra as pessoas LGBTQIA+.

O SINDIUPES reafirma o seu compromisso com a construção de uma sociedade com respeito à diversidade, contra a intolerância e os discursos de ódio, sempre na luta por uma Educação Inclusiva, pela garantia de direitos, pela vida e por dignidade às pessoas LGBTQIA+.

Para celebrar a data, o Coletivo Estadual de Diversidade Sexual do SINDIUPES produziu uma série de vídeos (Facebook e Instagram) com representantes do Movimento LGBTQIA+, lideranças sindicais e sociais, destacando a importância do amor, da diversidade, da inclusão e do orgulho de ser LGBTQIA+.

Origem do Dia do Orgulho Gay

Até 1966, em Nova York, era proibido para gays se reunirem em locais públicos na cidade, sob o pretexto de que causariam desordem. Fora do espaço público, as relações privadas entre pessoas do mesmo sexo eram criminalizadas na mesma época.

Mesmo com a revogação da lei, uma violenta abordagem policial no bar Stonewall Inn, um espaço que recebia o público LGBTQIA+, despertou a revolta das pessoas presentes, quando agentes tentaram prender 13 pessoas, em 28 de junho de 1969.

Uma ano depois, em memória ao episódio, uma multidão marchou do bar até o Central Park, e esse ato passou a ser considerado a primeira Parada Gay dos Estados Unidos, consagrando assim o Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Nos dias seguintes, uma série de mobilizações reuniu milhares de pessoas em diferentes pontos da cidade.

Desde 2016, durante o governo de Barack Obama, o local passou a ser monumento nacional em reconhecimento à importância na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.

A repercussão do episódio incentivou em diversos países a formação de coletivos, organizações e frentes de luta contra a discriminação. Fonte: Site UOL