Celebrações e homenagens marcam Encontro do Coletivo Estadual de Diversidade Sexual

01/06/2023

Em clima de celebrações e reafirmação das lutas, aconteceu nessa quarta-feira (31) o Encontro do Coletivo Estadual de Diversidade Sexual do SINDIUPES.

Realizado pela Secretaria de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, o evento fez parte da programação de atividades do SINDIUPES em referência ao Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia – celebrado no último dia 17.

A atividade aconteceu no auditório Paulo Freire contando com a presença de educadores/as, ativistas, dirigentes sindicais, lideranças e integrantes dos movimentos sociais e representantes do poder público.

Coordenadores do evento, os/as professores/as Tiago Mello e Mirna Danuza Fonseca, Secretários/as Executivos da Secretaria de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, destacaram os 13 anos da trajetória do Coletivo Estadual que foi construído a partir da atuação e da contribuição de muitos ativistas e colaboradores, sendo um importante espaço para fortalecer as lutas diárias e avançar nas pautas do movimento LGBTQIA+.

Criado em 2010, o Coletivo Estadual de Diversidade Sexual-SINDIUPES desenvolve ações que buscam a construção de uma escola inclusiva, sem preconceitos, bem como uma sociedade que respeite a diversidade, a orientação sexual e a identidade de gênero, seguindo os princípios de atuação da CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e da CUT-Central Única dos Trabalhadores.

No primeiro momento de saudações, a presidente da CUT-ES Clemilde Cortes e a vereadora Karla Coser (PT) elogiaram a atuação do SINDIUPES na luta em defesa da diversidade, reiterando a parceria com o sindicato e colocando-se à disposição para a construção de projetos visando o enfrentamento à violência e por direitos às pessoas LGBTQIA+.

Representando a Secretaria de Direitos Humanos da CNTE, Christovam Mendonça, chamou a atenção para as dificuldades e os desafios enfrentados pelas pessoas LGBTQIA+ – entre elas, a baixa expectativa de vida, a violência, a exclusão da escola e do mercado de trabalho -, e também destacou a importante atuação da CNTE que, desde 2009, vem realizando o debate sobre a diversidade com o apoio da Internacional da Educação-IEAL, desenvolvendo de forma exemplar políticas para uma educação inclusiva, democrática e socialmente referenciada.

No segundo momento de saudações, ativistas do movimento LGBTQIA+ capixaba fizeram relatos pessoais e coletivos dos inúmeros desafios, dificuldades, avanços e lutas vivenciados nas últimas décadas até os dias atuais.

Participaram desse momento Carlos Eduardo Medeiros (Cadu) do Conselho Estadual e Fórum Estadual LGBTQIA+, Antônio Arlindo Baptista (Toninho), presidente da AGES-Associação de Gays do Espírito Santo, Matheus Sena do Fórum Municipal LGBTQIA+ da Serra e Diego Herzog, presidente da Gold-Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade.

Também esteve presente no Encontro, o coordenador da Casa dos Direitos e Secretário Executivo do Conselho Estadual LGBTQIA+, Filipe Costa Vieira, representando a Secretaria de Estado de Direitos Humanos.

Homenagem

Além de reafirmar a luta pelo respeito à diversidade  e por direitos LGBTQIA+, o Encontro também reservou um momento para homenagens.

O SINDIUPES condecorou educadores/as ativistas do Movimento LGBTQIA+ do ES com a Medalha de Honra Capixaba Paulo Freire, em reconhecimento à história de compromisso com as lutas em defesa da diversidade e da educação pública em nosso estado.

Foram homenageados o diretor da CNTE e do SINDIUPES Christovam Mendonça, a ativista Deborah Sabará que é coordenadora de Ações e Projetos da GOLD-Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade e a professora Bruna de Avellar Morais, da Rede Municipal de Guarapari – que foi representada pela professora Paula Andreatti, representante da SEMED/Guarapari.

Pesquisa

Durante o Encontro, ocorreu o lançamento oficial da pesquisa online Quem Somos Nós?, um levantamento direcionado a pessoas LGBTQIA+ trabalhadores/as em educação pública, da ativa e aposentados/as, vinculados às redes estadual ou municipal.

O formulário com as perguntas pode ser acessado AQUI no site do Sindicato, sem a obrigatoriedade de identificação do/da trabalhador/a.

De acordo com a Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa LGBTQIA+, os dados obtidos com a pesquisa Quem Somos Nós? serão utilizados para conhecer o perfil dos/as trabalhadores/as e dar visibilidade às demandas deste segmento, bem como para subsidiar a construção de políticas afirmativas nas escolas públicas capixabas.

Coletivo Estadual

O Coletivo Estadual de Diversidade Sexual-SINDIUPES  formado por diretores/as do SINDIUPES, professores/as, gestores/as, pedagogos/as, coordenadores/as e funcionários/as de escolas da rede estadual e redes municipais afiliadas, representantes da SEDU, representantes das SREs, representantes das Secretarias Municipais de Educação; representantes de ONGs, representantes dos Movimentos Estudantis, Conselhos, Fóruns e Associações onde se discute a pauta LGBTQIA+.

É um espaço aberto a educadores/as que estejam dispostos a discutir questões referentes a gays, lésbicas, bissexuais, intersexuais, travestis e transexuais no ambiente da escola pública capixaba, e também para reivindicar direitos e promover ações de respeito à diversidade sexual e de combate ao preconceito e à discriminação.

Confira outros momentos do Encontro