Carreata fortalece movimento contra retorno das aulas presenciais

27/08/2020

Centenas de carros participaram nesta quinta-feira (27) da Grande Carreata em defesa da vida e contra o retorno das aulas presenciais nas 78 redes municipais e na rede estadual de ensino, em meio à pandemia do Coronavírus.

A concentração aconteceu entre 9h e 10h, no Tancredão/Sambão do Povo, em Vitória, onde os carros receberam adesivos com o slogan Ano letivo, recepera-se. Vidas, não. – Somos a favor da vida!

Coordenada pelo SINDIUPES, a atividade reuniu diversas lideranças sindicais e sociais, pais, mães, estudantes, professores/as, funcionários/as de escola e trabalhadores/as de diversas categorias.

Repúdio

A carreata teve início com uma manifestação de repúdio à fala do secretário estadual de Educação, Vitor de Ângelo, segundo o qual os professores/as estão indo à praia, ao shopping, e isso justicaria o retorno às aulas presenciais.

O diretor do SINDIUPES Christovam Mendonça rechaçou essa declaração destacando que “os professores/as estão, sim, nas ruas, mas na luta, e esses profissionais merecem respeito por estarem cumprindo uma excessiva jornada para realizar o trabalho remoto e enviar conteúdos a milhares de estudantes nesse momento de pandemia”.

Acompanhados por um carro de som e levando bandeiras, os veículos percorreram diversas ruas e avenidas da cidade de Vitória, com paradas em frente ao Palácio Anchieta e à Secretaria Estadual de Educação-SEDU.

Durante a carreata, Noêmia Simonassi, diretora do SINDIUPES também reafirmou que “não há segurança para retomada das atividades presenciais em meio à pandemia, e muitas unidades de ensino não possuem condições para impedir a contaminação entre os estudantes e trabalhadores.”

Ao londo do percurso, lideranças sindicais, sociais e estudantis fizeram falas de apoio ao movimento da educação e também reforçaram sua solidariedade aos trabalhadores dos Correios em greve e pelas suas justas reivindicações.

Houve um momento de agradecimento especial a todos os servidores/as públicos/públicas da saúde e demais áreas que enfrentam descaso e destruição de direitos por parte do governo bolsonaro.

Pressão

A pressão do SINDIUPES e da categoria, em conjunto com várias entidades sindicais e sociais, tem sido fundamental para a defesa da vida da comunidade escolar e de toda a sociedade capixaba.

Na quarta-feira (26) – um dia antes da carreata -, o governador do Estado Renato Casagrande anunciou que as aulas presenciais da Educação Básica não retornarão no mês de setembro.

Essa decisão foi elogiada durante a carreata, mas o SINDIUPES continuará acompanhando de perto as movimentações nas redes municipais e estadual.

E a entidade estará pronta para organizar novas mobilizações no sentido de garantir que a vida dos trabalhadores/as em educação, dos estudantes e de suas famílias não seja colocada em risco.

Entidades

A Grande Carreata desse 27 de agosto teve amplo apoio, sendo uma ação conjunta integrada pela ASSOPAES-Associação de Pais e Alunos do ES, CUT-Central Única dos Trabalhadores, CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CTB-Central dos Trabalhadores do Brasil, SINPRO- Sindicato dos Professores no ES (rede privada) e UNCME-União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.

JUNTOS EM DEFESA DA VIDA!

ANO LETIVO, RECUPERA-SE. VIDAS, NÃO!