Cariacica pode aprovar projeto que prejudica aposentadoria de servidores/as

07/05/2020

Mais um golpe contra os/as trabalhadores/as!!

Em meio a uma crise econômica sem precedentes, o prefeito Juninho enviou à Câmara Municipal, em regime de urgência, o Projeto de Reforma da Previdência que retira direitos dos/as trabalhadores/as em Educação e demais servidores/as públicos/públicas, aumentando a alíquota da Previdência e reduzindo a aposentadoria.

O projeto foi apresentado na quarta-feira (06) e, caso seja aprovado pelos vereadores, os/as servidores/as municipais terão que pagar uma contribuição previdenciária de 14% (hoje é de 11%).

E as atrocidades não param por aí: haverá redução da pensão por morte e o valor da aposentadoria será feito com base no cálculo da média salarial no total de 100%, reduzindo ainda mais o valor final da aposentadoria.

De forma irresponsável, o projeto não teve qualquer debate com o SINDIUPES e outras entidades representativas dos/as servidores/as públicos/públicas, nem mesmo havendo a participação dos conselheiros do Instituto Previdenciário de Cariacica na elaboração desse projeto.

Lamentavelmente, o prefeito e os vereadores ignoram a situação crítica pela qual passam os/as trabalhadores/as em educação que, assim como toda a classe trabalhadora no país, estão submetidos a forte pressão psicológica diante da pandemia do Coronavirus e das medidas propostas, em nível nacional, como redução e congelamento de salários, suspensão de contratos temporários e até demissão.

A Direção Colegiada do SINDIUPES entende que a nossa categoria – que já enfrenta tantas dificuldades e desvalorização profissional – , não pode ser penalizada por mais essa crise econômica, porém somente com pressão dos/das trabalhadores/as será possível reverter esse quadro.

Por isso, além de se mobilizar para pressionar a Câmara Municipal, o Sindicato orienta os/as trabalhadores/as em educação da Rede Municipal de Cariacica a entrarem em contato, urgente, com os vereadores pelas redes sociais, telefone e por e-mail para votarem contra o projeto de Reforma da Previdência em tramitação.

Os/as trabalhadores/as não podem pagar a conta dessa crise.
Basta de retirar nossos direitos!

Categoria(s): Cariacica