Assembleia de Plenária Geral reúne cerca de 500 profissionais e elege representantes em Conselhos Municipais e Estadual

01/10/2021

Participação, fortalecimento da luta e informação!

Em mais uma atividade promovida através de sua Plataforma Digital, o SINDIUPES reuniu cerca de 500 trabalhadores/as em educação das redes municipais e estadual na Assembleia de Plenária Geral realizada, em formato virtual, nessa quinta-feira (19).

A Assembleia teve a coordenação do diretor de Organização Christovam Mendonça que destacou, entre os Informes Gerais, a realização do Congresso da CNTE-Confederação Nacional dos/as Trabalhadores/as em Educação que ocorrerá em janeiro de 2022, de forma virtual, com a presença de 900 delegados representantes dos sindicatos filiados à entidade, constituindo-se em um espaço fundamental para reafirmar as lutas em defesa Educação Pública Brasileira.

Eleições de Conselhos

Após apresentação de propostas e chapas, os/as profissionais elegeram com ampla maioria dos votos os/as novos representantes da categoria em Conselhos Municipais e Estadual para as próximas gestões (ver resultado abaixo).

Foram eleitos/as membros dos Conselhos de Alimentação Escolar de Cariacica, Viana, Vila Velha e Estado e dos Conselhos Municipais de Educação de Viana, Vila Velha e São Roque do Canaã.

Reajuste, Plano de Carreira e Estatuto

Como parte dos Informes, Noêmia Simonassi, diretora Administrativa e Financeira, relatou sobre as negociações em andamento com o governo do Estado visando à reformulação do Estatuto e do Plano de Carreira do Magistério, com expectativa de que a nova proposta seja concretizada até janeiro de 2022.

Em relação ao reajuste salarial – apesar do impedimento da Lei Federal 173 -, o Tribunal de Contas do Estadual deu parecer favorável considerando que a Lei do Piso determina o investimento de 70% do Fundef na valorização profissional. A reivindicação do Sindicato é para que o reajuste contemple a todos/as, da ativa e aposentados/as.

O SINDIUPES participou neste mês de audiência com representantes da SEDU, SEFAZ, SEGER e IPAJM para avaliação das propostas do Plano de Carreira e do Estatuto e uma nova reunião ocorrerá nos próximos dias para avançar com as discussões.

Noêmia ressaltou que, assim que o Projeto de Lei for encaminhado à Assembleia Legislativa, será fundamental uma ampla mobilização da categoria juntos aos/às deputados estaduais para garantir a aprovação da nova tabela do Plano de Carreira, tanto nos vencimentos quanto nos subsídios.

CONAPE e CONEPE

Integrante do Fórum Estadual Popular da Educação do Espírito Santo, o diretor Gean Carlos Nunes frisou a importância da participação dos/as trabalhadores/as nas ações em preparação à CONEPE-Conferência Estadual Popular de Educação e à CONAPE-Conferência Nacional Popular de Educação, espaços democráticos para a defesa da Educação Pública e contra as medidas de retrocessos dos atuais governos e grupos empresariais.

A ideia central é articular as lutas locais e nacionais para construir um projeto amplo que garanta educação pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, além de fazer o enfrentamento às políticas de retrocessos na conjuntura política atual.

Como parte da programação, no mês de junho, ocorreu o lançamento da Conape em Audiência Pública (on line) na Assembleia Legislativa.

A previsão é de que a Conepe seja realizada até o mês de abril/2022. Já a Conape ocorrerá na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em julho de 2022.

Todas as informações sobre o evento podem ser obtidas em /http://fnpe.com.br/

O presidente da UNCME/ES-União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Júlio César Alves, afirmou que a entidade dará prioridade à realização da Conape.

Veja os conselheiros/as eleitos/as

Suplente: Rute Cristina

CME São Roque do Canaã
Titular: Juliana Menegatti Martins Pasolini
Suplente: Graciana Pimenta Spalenza.

CAE Cariacica
Titulares: Rosangela Pereira Nascimento e Rogério Cipriano