Assembleia de Plenária Geral elege delegados/as para CECUT-ES e CONCUT

01/06/2023

A Assembleia de Plenária Geral – em conformidade com o Artigo 13 do Estatuto do SINDIUPES -, foi realizada nessa quarta-feira (31/05), na sede do sindicato, onde foram eleitas as delegações da categoria que participarão dos congressos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) neste ano.

Para o 13º Congresso Estadual da CUT (CECUT-ES), a ser realizado nos dias 25 e 26 de agosto, em Nova Almeida/Serra, foram eleitos  50 delegados titulares e  23 suplentes.

Para o 14º Congresso Nacional da CUT- CONCUT 40 anos, que acontecerá de 07 a 10 de outubro, em São Paulo, foram eleitos 17 delegados titulares e 8 suplentes.

Nos dois congressos serão realizadas análises e debates sobre as conjunturas estadual e nacional com definição de ações e planos estratégicos, além de representar um espaço no qual o SINDIUPES reafirmará as pautas prioritárias dos/as trabalhadores/as em educação.

A Assembleia de Plenária Geral também aprovou, por unanimidade, a proposta de emenda aditiva ao Eixo 1: Fortalecimento do Sindicalismo Cutista pela criação das Secretarias Nacional e Estaduais de Promoção dos Direitos das Trabalhadoras e dos Trabalhadores LGBTQIA+ da CUT.

A proposta considera que o 14º CONCUT deve avançar na organização e representação dos/as trabalhadores/as LGBTQIA+ na estrutura da CUT, como forma de aprofundar a democracia e aumentar a densidade sindical, alcançando um segmento da classe trabalhadora, historicamente, sub-representado nas entidades sindicais e nos processos de negociação coletiva de trabalho.

Homenagem
Ao final da Plenária, realizou-se um momento de homenagens com a entrega da Medalha de Honra Paulo Freire, instituída pelo SINDIUPES e concedida a educadores/as pelos relevantes serviços prestados à educação capixaba e à classe trabalhadora nas escolas do Estado.
Receberam a Medalha e Placa de Agradecimento sete educadores/as, abaixo, relacionados:
Noêmia Simonassi
Sandro Bastos de Souza
Lourdes Bernardete Assis Zanon
Lídia Maria Custódio
Dorzília Vaz
Luciano Campista
Heloisa Vaillant
Confira, abaixo, outros registros da Assembleia:
Categoria(s): Geral