Aposentadas são condecoradas com Medalha Paulo Freire

31/08/2022

O 5⁰ Encontro Estadual de Aposentadas/os reservou espaço para grandes homenagens.

Nesta quarta-feira (31), no auditório principal do SESC, em Guarapari, a Direção do SINDIUPES realizou a cerimônia de entrega da Medalha de Honra Capixaba Paulo Freire a 13 educadoras aposentadas pela sua história de comprometimento com as lutas em defesa da categoria, da educação pública e com o Sindicato em nosso Estado.

A cerimônia contou com as presenças do Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE,
Sérgio Kumpfer, e da Secretária dos Aposentados e Assuntos Previdenciários do SINTE/SC, Alvete Pasin Bedin, entre outras lideranças sindicais

Em clima de muita alegria e  emoção, as 13 educadoras homenageadas receberam a Medalha e uma Placa de Agradecimento.

Rosangela Pereira, de Santa Leopoldina
Aposentada na Rede Estadual, fez sua graduação em pedagogia com muita dificuldade, saindo para estudar em Colatina, durante quatro anos, sem deixar de trabalhar em nenhum momento.
Foi diretora de escola estadual por muitos anos, e ainda atua na rede municipal como professora de séries iniciais.

Elza Becker Kefler, de Laranja da Terra
Aposentada nas redes estadual e municipal de Afonso Cláudio. Começou a trabalhar em 1977, foi coordenadora, mas dedicou maior parte de sua vida à alfabetização.
Estudou no Rio de Janeiro nos períodos de férias escolares, tempos difíceis, mas, superados com muita garra e esforço.

Nilza Ney Kramer
Professora de Educação Física da Rede Estadual. Aposentada, mãe, avó, participando ativamente na educação dos netos aliado à luta sindical. Ativa nas lutas desde 1980 em assembleias, greves, seminários, e na elaboração do estatuto da entidade.

Elizabeth Miranda Treggia, de Cachoeiro de Itapemirim
Lecionou em Atílio Vivácqua, Castelo, Vila Velha e Cachoeiro de  Itapemirim onde se aposentou. Participou da Direção do SINDIUPES, na coordenação da Região Sul por dois mandatos.
Atua na Subsede do SINDIUPES em Cachoeiro de Itapemirim, realizando a integração entre a base e o Sindicato.

Maria Luiza Fioreze Stelzer,  de Castelo
Aposentada no Município de Castelo. Atuou durante 30 anos em prol da Educação e por cinco anos foi diretora em Pindobas/Venda Nova do Imigrante. Participação ativa no SINDIUPES como coordenadora no Município de Castelo.

Sueli Santos Scherer, de Rio Novo do Sul
Trabalhou em Vargem Alta, Barra de São Francisco e Rio Novo do Sul onde se aposentou. Integra a Coordenação da Rede Estadual do Sindiupes em Rio Novo do Sul, desenvolvendo atividades com aposentados/ativos na luta pelos direitos dos trabalhadores em Educação.

Dinalva Alves, de São Gabriel da Palha
Com formação em Geografia, atuou como professora da Rede Estadual desde 1971. Sempre presente nos Movimentos Sociais, atuante na Coordenação  Municipal  do Sindiupes e nos Congressos Estaduais e Nacionais da Categoria.

Maria Vilela Vagmaker, de São Mateus
Com formação em pedagogia, atuou por 25 anos na Rede Estadual, sendo boa parte deste tempo em escolas da zona rural. Desde 2008 assumiu a coordenação municipal  do SINDIUPES. Sempre voltada para auxiliar os professores tanto aposentados quanto da ativa.

Mirta Adelaide Rolla Delboni, 92 anos.
Iniciou a vida profissional em 1948 com 18 anos. Em 1949 prestou concurso para o estado e trabalhou  por 35 anos. Atuou como  liderança à época da UPES. Mesmo tendo somente formação de 1° grau, nunca deixou de buscar conhecimento, e, enquanto forças tiver, quer continuar estudando.

Albene Lima Meireles
Nomeada professora na escola Unidocente Bejú Molhado/ Montanha, em 1965. Durante 50 anos exerceu várias atividades ligadas à Educação e a Orçamento Público. Atuou na Secretaria de Educação de Vila Velha e como Diretora de Escola Estadual.

Maria da Glória de Pollo Menezes, de Montanha
Iniciou a vida profissional, como Docente de Emergência em 1969. Nomeada, em 1970, atuou em Montanha, Mantenópolis, Conceição da Barra e Santa Maria de Jetibá. Filiou-se, em nosso sindicato (UPES) em 31/10/1977. Aposentou-se em 2015. Em razão de problemas de saúde, não foi possível comparecer à cerimônia.

Solange Elizabeth Ravara, de Vila Velha
Professora aposentada da Rede Estadual e da rede Municipal de Cariacica. Diretora do SINDIUPES por duas vezes. Sempre defendeu os direitos da categoria e nunca se furtou em estar à frente das lutas do Sindicato na defesa de uma educação pública de qualidade para todos/as.

Myrthes Bevilacqua (representada na cerimônia pela diretora Josandra Rupf).

Como representante de classe foi presidenta da UPPES (1979), Vice-Presidenta da Confederação dos Professores do Brasil (atual CNTE). Uma das professoras criadoras do Chá das 5, no centro de Vitória, que deu origem à União dos/as Professores do ES/UPPES.
Foi deputada federal eleita pelo magistério capixaba em 1982, e seu mandato foi de 1983 a 1987.

Mestre
Patrono da Educação Brasileira e educador reconhecido internacionalmente, Paulo Freire é um dos pensadores mais citados do mundo em universidades da área de humanas, com obras traduzidas em mais de 20 idiomas.

Em 1963, Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização na cidade de Angicos/Rio Grande do Norte: ele ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, sendo defensor de uma educação libertadora e de uma pedagogia crítica, porém sofreu grande perseguição em virtude do golpe civil-militar de 1964.

Autor de Pedagogia do Oprimido, entre outras obras, os ensinamentos e ideias do educador são, até hoje, aplicados em escolas e universidades que usam a sala de aula como instrumento de transformação social.

Categoria(s): Aposentados